ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Simone perde campo no MDB para disputa de 2022

Marta Ferreira e Gabriela Couto | 06/04/2021 06:00
A senadora Simonet Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução do Instagram)
A senadora Simonet Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul. (Foto: Reprodução do Instagram)

Jogo virou? - A situação está se complicando para a senadora Simone Tebet dentro do MDB. Depois de ter se negado a disputar o governo do Estado em 2018, "quando a sigla mais precisou",  segundo a leitora de colegas da legenda, agora é ela que pode ser descartada nas próximas eleições. Com seu último ano no mandato, a vaga dela no Senado, que será aberta, pode servir de moeda de troca na formação da coligação do partido.

Sonho - Internamente, andrezistas acreditam na hipótese de o ex-governador e ex-prefeito de Campo Grande por duas gestões voltar ao poder e ter como nome para o Senado a ministra da Agricultura, Teresa Cristina (DEM). André Puccinelli foi padrinho político de Teresa e hoje ela é um dos nomes principais do governo de Jair Bolsonaro.

Desidratou - Enquanto isso, Simone Tebet tem visto seu tamanho político ser reduzido. Vale lembrar o abandono, sozinha, na disputa recente pelo comando do Senado. Ela diz que já está sendo convidada por outras legendas.

Herança – A emedebista, no entanto, ainda mantém seu discurso anotando a importância do MDB. Faz isso até em respeito à memória do pai, Ramez Tebet, nos quadros da legenda desde os primeiros tempos.

Efeito Páscoa - Parlamentares mostraram nas redes sociais uma série de ações de bondade durante o fim de semana da Páscoa. O vereador Ademar Junior (PSD), o Coringa, entregou banca de doces para Sabiá, conhecido personagem, das ruas da cidade. No outro dia, distribuiu ovos de Páscoa a pessoas que vivem pelo Centro.

Exposição – Coringa não deixou de registar em vídeo a ação.   Aparece em pé, com uma pessoa deitada à qual entrega o doce típico da época.  Não é possível entender se o homem está dormindo ou sob efeito de drogas ou álcool.

Cantoria - A deputada federal Rose Modesto (PSDB) decidiu fazer postagem musical. Pegou seu violão e entoou louvor sobre o renascimento de Jesus Cristo.

Trocas - A exoneração de secretários e nomeações de novos nomes, já citados pela coluna, deve ocorrer ainda nesta semana na prefeitura de Campo Grande. A previsão é que as mudanças nas pastas municipais sejam consolidadas antes da do vereador João César Mattogrosso (PSDB) para secretaria especial do governo do Estado, como está sendo cogitado.

Ancestrais – Pesquisadores da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) estão chegando a uma conclusão que já era suspeitada, de que grupos indígenas das Américas tem parentes ancestrais em habitantes da Oceania. A indicação está sendo levantada por estudo genômico, em resumo do DNA, dessas populações.

Por aqui – A descoberta é de resquícios desse parentesco distante com povos como os aborígines da Austrália e os nativos da Nova Guiné em tribos presentes numa região que vai da costa do Pacífico a Mato Grosso do Sul, os guarani-kaiowás. Eles estão presentes em toda a faixa sul do estado, e volta e meia são notícia por causa do conflito agrário envolvendo terras ocupadas ancestralmente.

Nos siga no Google Notícias