ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

TRE adia decisão sobre juízes da eleição

Marta Ferreira | 14/04/2018 07:00

Substitutos – A designação dos juízes eleitorais que vão atuar nas eleições de outubro será oficializada no meio do ano. Contudo, a expectativa é de que a presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargadora Tânia Borges, mobilize os juízes auxiliares –“substitutos” dos titulares na Justiça Estadual– para atuarem no processo eleitoral.

Empréstimo – Embora seja conhecida pela celeridade, a Justiça Eleitoral tem como outra característica marcante o fato de ser “enxuta”: a estrutura do TRE se restringe, basicamente, ao tribunal e os cartórios eleitorais, com os juízes que atuam no processo eletivo sendo emprestados do Poder Judiciário estadual.

Culpada - Depois de lançar o esperado edital para mais de 600 vagas na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que o objetivo de realizar concursos anuais da Polícia Militar é a reposição do efetivo em razão das aposentadorias. Segundo ele, o risco de mudanças na previdência tem resultado em baixas na Corporação.

Antecipação – Reinaldo revelou que, em razão da possibilidade de alterações, policiais adiantaram o pedido para ir para a reserva. Na visão dele, é um temor que não fazia sentido.
Porque - "Houve o medo da mudança das regras com a reforma da previdência e alguns adiantaram (processo), mesmo que haja direitos garantidos", pontuou.

Gratidão - O governador aproveitou evento no Tribunal de Contas para agradecer o ex-secretário estadual da Fazenda e atual conselheiro do TCE, Márcio Monteiro, pela contribuição que fez em sua gestão, abrindo mão inclusive do mandato como deputado federal, em Brasília. "Ele iria assumir o cargo no Congresso, mas atendeu o nosso pedido de assumir a Fazenda, para organizar o setor e equilibrar as contas públicas".

Moral - André Puccinelli comemorou em redes sociais a indicação da “afilhada política” Simone Tebet para liderar o MDB no Senado, tratada por ele como “uma conquista muito especial”. “Um tributo ao seu talento e a comprovação de que segue a trilha de seu pai Ramez Tebet, apontado até hoje como referência de ética e competência, valores dos quais não se afasta”.

Pupila – Simone e André cultivam uma relação política desde antes do passamento de Ramez, em 2006, que se intensificou desde então. Deputada estadual, prefeita de Três Lagoas, vice-governadora e, finalmente, senadora, sempre teve o respaldo do líder político. Ela chegou, inclusive, a ser cotada por André como pré-candidata ao governo neste ano, caso ele optasse por não disputar o posto.

Despedida – O engenheiro Guillermo Deluca deixou nesta sexta-feira (13) o comando da Águas Guariroba, para se tornar vice-presidente regional da holding Aegea –da qual a concessionária campo-grandense faz parte, e que atua também 48 municípios em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e outros sete Estados do país.

Sob nova direção – Em substituição a Guillermo, a advogada Lucilaine Medeiros foi nomeada diretora-presidente da Águas Guariroba. Ela atua há 16 anos na empresa e, até a posse no novo cargo, atuava na Gerência Jurídica da concessionária.

(Com Humberto Marques e Leonardo Rocha)

Nos siga no Google Notícias