ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  26    CAMPO GRANDE 11º

Jogo Aberto

TRE manda apreender boneco gigante de Bolsonaro

Anahi Zurutuza e Caroline Maldonado | 17/09/2022 07:00
João Henrique Catan (PL) e bonecão inflável em vídeo publicado pelo deputado no Instagram. (Foto: Reprodução)
João Henrique Catan (PL) e bonecão inflável em vídeo publicado pelo deputado no Instagram. (Foto: Reprodução)

Busca e apreensão – A Justiça Eleitoral mandou murchar o boneco gigante do presidente Jair Bolsonaro (PL), que circular pela Capital, por considerá-lo propaganda irregular. O adereço, quando não estava “passeando”, ficava estacionado no comitê de campanha do deputado João Henrique Catan (PL), no Bairro Chácara Cachoeira. A ordem de busca e apreensão é do juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira e foi publicada no Mural Eletrônico do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) no fim da tare de ontem (16).

Garota propaganda - Aos 88 anos de idade, dona Maria Aparecida Pedrossian entrou em campo, pedindo votos para o neto, Pedro Pedrossian Neto. A campanha do candidato do PSD conta com os votos dos “pedristas roxos”, que seguem de olho fechado os conselhos da viúva do ex-governador de Mato Grosso do Sul.

Instabilidade - O aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, passará por manutenção programada no domingo (18), das 8h às 20h. Devido ao período de ajustes e testes, o app poderá apresentar instabilidade, avisou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), antes que teorias da conspiração sejam espalhadas.

Extrato online - A confiabilidade no sistema de apuração de votos se tornou pauta recorrente de discussão não só no ambiente político, mas também nas rodas de conversa Brasil afora. Para desmistificar o tema, a Justiça Eleitoral vai disponibilizar na internet, logo após o término da votação, extrato do boletim das urnas de cada zona eleitoral.

Prazo mais curto – Esta será a primeira vez que o documento será apresentado digitalmente no mesmo dia em que ocorre o pleito. Até então a publicação era feita dentro de três dias pós-eleição.

Certificação – Também de forma inédita, este ano o TCU (Tribunal de Contas da União) vai selecionar de forma aleatória 4.161 urnas em operação no dia da votação e auditores da Corte irão buscar diretamente nas seções eleitorais uma via do boletim para também compararem a versão impressa. O resultado será divulgado pela internet. Todas as capitais e o Distrito Federal contarão com a ação.

Saúde da Família - Vereadores estão tentando mudar uma regra no trabalho dos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde. Como uma lei de 2018 fixa a jornada de campo, ou seja, as visitações às famílias do bairro, em seis horas diárias, os parlamentares tentam fazer com que as duas horas de trabalho restantes possam ser prestadas em local de livre escolha.

Apoio - Dos 29 vereadores, 14 assinaram o projeto de lei, que foi aprovado pela maioria, mas foi vetado ontem (16) pela prefeita Adriane Lopes (Patriota). Eles consideram justo e necessário que os trabalhos complementares, como a elaboração de planilhas e relatórios, sejam feitos em local que o agente preferir. A prefeita informou que não há respaldo na lei federal para a mudança e, além disso, é competência da prefeitura legislar sobre esse tema.

Reforma - A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Coronel Antonino terá um Centro de Estudos Municipal de Saúde no andar superior. A prefeitura fará uma reforma por R$ 375,4 mil no espaço que levará o nome do Dr. William Maksoud. Ele foi médico e vereador com mandato entre 1959 a 1962. A prefeitura já escolheu a empresa que fará a reforma com recursos do FMS (Fundo Municipal de Saúde).

Requisitados - Os eleitores de Bataguassu estarão requisitados neste sábado (17). Eles começam o dia recebendo a visita do candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (MDB), que fará carreata na cidade, e à tarde, terão por lá, Rose Modesto (UB). Capital Contar (PRTB) tem uma única agenda hoje, a entrevista para o jornal da TV Morena, enquanto Giselle Marques (PT) estará em Miranda. Marquinhos Trad (PSD) participa de caminhadas e adesivagem na Capital. Os demais candidatos não divulgaram os compromissos até o fechamento desta coluna.

Nos siga no Google Notícias