ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Vereador fica bravo com concorrência por voto de idosos

Por Caroline Maldonado e Gabriela Couto | 22/03/2024 06:00
Vereador Valdir Gomes durante sessão na Câmara Municipal de Campo Grande (Foto/Divulgação)
Vereador Valdir Gomes durante sessão na Câmara Municipal de Campo Grande (Foto/Divulgação)

Pai da Vovó Ziza - O vereador Valdir Gomes (PP) ficou irritadíssimo com o que viu nas redes sociais do vereador Roberto Santana, o “Betinho” (Republicanos): vídeos que mostram o colega com frequentadores do Centro de Convivência Vovó Ziza e Betinho comentando a revitalização prevista para o espaço, durante sessão.

E tem mais - “Eu luto por eles e enquanto eu estiver aqui não vou deixar fazer casinha em cima do meu trabalho”, disparou Valdir, durante a sessão de quinta-feira (21). O vereador disse ainda que a Vila do Idoso também é projeto dele. Betinho achou um exagero e, em outras palavras, comentou que não via motivo para tanto, pois um parlamentar se reunir e tirar fotos com pessoas que votam em outro vereador ou algo assim é algo corriqueiro entre eles.

Eu hein - Bem-humorado, como de costume, o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Augusto Borges, o “Carlão” (PSB), garantiu que nem passa na frente do Vovó Ziza por causa disso e ainda pediu autorização ao Valdir para criar a Lei do Dia do Idoso. No fim das contas, Valdir, que já é conhecido por falar o que está sentindo ao invés de “disfarçar”, não escondeu um certo incômodo que, não raro, ocorre entre os vereadores quando situações assim acontecem, ainda mais em ano eleitoral.

Foto postada por Zeca do PT sobre a pescaria histórica de Lula.
Foto postada por Zeca do PT sobre a pescaria histórica de Lula.

Pescou mesmo - Rendeu a lembrança do presidente sobre peixão que tirou de Porto Murtinho. Depois de Lula contar que pescou um jaú de 47 quilos em Mato Grosso do Sul e ter o feito colocado em dúvida pela primeira-dama, o deputado estadual Zeca do PT comprovou o dia "histórico" com uma foto e logo recebeu mensagem de Janja da Silva. Para mostrar o espanto, respondeu Zeca com um emoji.

Debaixo do sol - Aposentados de todos os lugares do Estado enfrentaram fila e sol para protestar na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (21). Os idosos precisaram esperar a vez do lado de fora por conta do sistema de segurança implantando na Casa que necessita da passagem por detector de metal e identificação para conseguir um crachá que autoriza o acesso ao prédio do Palácio Guaicurus.

Sem plateia - Apesar de o assunto dos aposentados ter lotado o Plenário Júlio Maia, a fala do presidente da Fetems (Federação dos Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) Jaime Teixeira, no uso da tribuna, foi ouvida para uma plateia pequena de deputados. Nas cadeiras, apenas três ficaram para acompanhar a discussão: Gleice Jane (PT), Pedro Pedrossian Neto (PSD) e Pedro Arlei Caravina (PSDB). Na Mesa Diretora também estavam Paulo Duarte (PSB), Paulo Corrêa (PSDB) e Pedro Kemp (PT).

Receita de remédio – O deputado estadual Pedro Arlei Caravina (PSDB) foi o maior alvo dos manifestantes, já que faz parte da base do governo e até dias atrás estava no Executivo como secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica. Ele revelou que alguns aposentados chegaram a apresentar receitas de remédio, por conta da dificuldade de pagar medicamentos para a saúde. "Vamos tratar o auxílio que vai chegar porque é o que podemos fazer a curto prazo".

Juntar compras - O Governo do Estado vai adotar o sistema de compras corporativas, reunindo várias pastas para a aquisição de serviços como segurança, manutenção, aquisição de combustíveis, passagens e outras situações em que seja possível uniformizar. A Secretaria de Administração vai coordenar o trabalho, mas outros órgãos podem conduzir e gerenciar, desde que tenham mais aptidão com o objeto.

Ampliando - Feitos os contratos, novos órgãos e secretarias podem aderir, até mesmo a Defensoria Pública, que tem orçamento e gestão próprios. Também será possível ampliar volumes e alterar preços e prazos, desde que de acordo com a Lei das Licitações.

Data marcada - Presidente da Mesa Diretora, o deputado estadual Gerson Claro (PP) divulgou a data da segunda edição da Festa Junina da Assembleia Legislativa. Neste ano, o arraiá será no dia 22 de junho, no mesmo molde do ano passado, que foi um sucesso.

Nos siga no Google Notícias