ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Arquitetura

Ao invés da cozinha, área comum de uma residência foi parar nas sacadas dos apês

No ambiente que muitas vezes passa despercebido, a família come churrasco e ainda toma café da manhã

Thaís Pimenta | 15/03/2018 08:00
Sacadas se tornaram ponto de encontro da família e dos amigos. (Foto: Fellipe Lima)
Sacadas se tornaram ponto de encontro da família e dos amigos. (Foto: Fellipe Lima)

As refeições são as principais responsáveis por unir as famílias em um mesmo ambiente. Seja em torno da mesa ou da churrasqueira, como um lugar quase sagrado, merece a atenção de quem está em busca de um imóvel e até em edifícios esse é um espaço possível. A tendência é fazer da sacada dos apartamentos a própria área gourmet da casa. Assim, as visitas se reúnem “fora” e deixam a cozinha livre.

Justamente por priorizar a convivência da família e dos amigos durante o tradicional churrasco, é cada vez mais frequente o pedido por uma sacada gourmet. Maior em extensão do que as sacadas comuns, a gourmet comporta a estrutura adequada para o preparado do churrasco e de outros alimentos com conforto.

Mas mesmo nos pequenos espaços é possível fazer bom uso, porém é indicado fazer um projeto profissional, pensado por um arquiteto ou um designer. Elayne Felix fez mais com o espaço externo de 9m² da casa da família de Gleuce Millian, uniu a churrasqueira a uma mesinha, com frigobar e jardim vertical. “Eles usam ali para tomar café da manhã e para os fins de semana”, explica.

A arquiteta optou por usar o revestimento de tijolinho por ser atemporal, por mais que a churrasqueira revestida seja uma trend na decoração. “Essa estratégia é boa porque independe. O tijolinho é um revestimento atemporal. Por isso é um investimento que compensa”, diz Elayne.

Nos armários, a arquiteta optou pela pedra em quartzo por ser bem resistente e por ter uma tonalidade bonita. “Nós fizemos o uso do espelho nessa parede porque além dele refletir o revestimento de madeira que nós estamos utilizando do outro lado, ele reflete a vista, que é maravilhosa”.

Além do espelho, pensando ainda na verticalidade do espaço, Elayne trouxe o verde dos quintais de forma improvável, nas paredes da sacada. “Essa é outra tendência e, nesse caso, como o espaço era restrito, pra não perder um centímetro sequer, utilizamos ele suspenso, em cima de um basculante”.

Ela completa: “ali também quis valorizar o momento para o cafézinho, com uma área para guardar os mantimentos da ceia matinal, com frigobar”.

Para Gleuce, a mãe da família, que foi quem pensou em reformar o ambiente, o investimento foi uma ótima escolha porque se tornou um espaço funcional. “É uma parte da casa que muita gente esquece mas, aqui, todo mundo gosta. Tanto nós, quanto quando recebemos um convidado. A gente aproveita pra fazer churrasco, que todo campo-grandense, e pra fechar, ainda ficamos horas admirando essa vista incrível”.

Confira uma seleção de varandas gourmet para te inspirar e, quem sabe, aderir à tendência: 

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Confira a galeria de imagens:

  • (Foto: Divulgação/Pinterest)
  • (Foto: Divulgação/Pinterest)
  • (Foto: Divulgação/Pinterest)
  • (Foto: Divulgação/Pinterest)
  • (Foto: Divulgação/Pinterest)
  • (Foto: Divulgação/Pinterest)
  • (Foto: Divulgação/Pinterest)
  • (Foto: Divulgação/Pinterest)
Nos siga no Google Notícias