ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Arquitetura

Arquiteta usou apenas 4 elementos para transformar lavabo da casa

Antes e depois provam que é possível decorar com poucos elementos e sem perder a elegância

Thailla Torres | 03/07/2022 08:05
Com projeto assinado pela arquiteta Chiara Duarte, foi preciso basicamente quatro elementos para o ambiente ser totalmente transformado.
Com projeto assinado pela arquiteta Chiara Duarte, foi preciso basicamente quatro elementos para o ambiente ser totalmente transformado.

Ambientes pequenos pedem aproveitamento máximo do espaço, mas isso não significa abrir mão do conforto e da estética. O lavabo de uma residência prova bem isso. Com projeto assinado pela arquiteta Chiara Duarte, foi preciso basicamente quatro elementos para o ambiente ser totalmente transformado, e sem exageros.

Na enquete de ontem do Campo Grande News, perguntamos aos leitores: “Você tem vontade de decorar ou reformar, mas acha caro”. De acordo com o resultado, 95% dos leitores disseram que sim, acham caro, e somente 5% afirmaram que não.

Por isso, além de revelar detalhes dessa transformação, a arquiteta resolveu dar dicas para uma transformação que pode ser mais econômica, mas sem que você precise abrir mão da beleza.

Outra vantagem é que a reforma foi sem quebra-quebra, ou seja, sem aquela bagunça e sujeira, a obra foi bem mais rápida.

Esse é o antes do banheiro.
Esse é o antes do banheiro.
Resultado após a transformação.
Resultado após a transformação.

Ao observar o antes, Chiara encontrou um banheiro em branco, somente com uma cuba que se destaca. Foi então que decidiu usar quatro elementos para tornar o lavabo mais bonito e confortável. Os elementos são: painel em marcenaria, iluminação, espelho e plantas.

O painel em marcenaria formou uma espécie de caixa que emoldura a cuba. Foi usado um MDF na textura de madeira freijó. “Importante quando for escolher o mdf optar pela textura que mais se aproxima ao natural possível, evitar aqueles onde aparecem muito o “nó” da madeira e aqueles que tenham textura ao toque, são modismos passageiros e não são bonitos. Evite também mdf brilhoso, opte sempre pelo fosco, é mais elegante”, destaca a arquiteta

O espelho neste lavabo é redondo e colado na parede com acabamento lapidado, mas pode ser usado solto. “Uma outra opção que funciona bem em lavabo é usar o espelho colado na parede de forma retangular de um lado ao outro da parede” sugere

A iluminação foi trabalhada com fita de LED embutida na marcenaria. "É importante usar a cor da lâmpada amarela. Procure por lâmpada branco quente ou 2.700k. São mais difíceis de achar do que as lâmpadas brancas, mas vale a procura porque o efeito é outro. A luz amarela dá aconchego, é a luz que mais se assemelha a luz natural”

Quanto às plantas, a dica é usar sempre as naturais. “E tem várias opções que você pode usar que não dão trabalho”, destaca.

O bambu da sorte na água, por exemplo, basta pingar uma gota de água sanitária e trocar a água uma vez por mês. “O bambu quase não precisa de luminosidade e fica sempre lindo”.

Já o eucalipto seco é zero trabalho. “Coloque o eucalipto comprado fresco em um vaso sem água. Pronto! Ele ficará seco com o tempo e deixará seu banheiro lindo. Fuja de plantas artificiais, mesmo aquelas parecidíssimas com as naturais, casa precisa de vida e vida e isso só se tem com plantas de verdade”.

Moodboard feito para você ter dicas do que usar no lavabo.
Moodboard feito para você ter dicas do que usar no lavabo.

Dicas que vão de encontro com um projeto de bom gosto e elementos que não são passageiros:

  • Tudo que tem elementos naturais são eternos como madeira e palha;
  • Se está com medo de errar vai no básico, cores neutras como branco, bege, cinza e suas variações. Evite coisas estampadas, elas são mais difíceis de combinar e fáceis de enjoar.
  • Objetos que fazem parte da sua história de vida, livros que gosta, fotos de lugares que você foi em família, um abajur que era da sua vó e você trocou a cúpula. A casa da gente precisa ser o reflexo da nossa vida, não adianta ir em loja de decoração e comprar tudo de uma vez só, dessa forma sua casa vai ter a frieza de um showroom de loja.

Dicas de investimento para deixar o ambiente um charme, e sem grandes intervenções:

  •  Quadrinhos, quando são pequenos uma duplinha sempre funciona
  • Velas, deixam o ambiente cheiroso
  • Bandejinha, opte pela madeira ou palha se quiser dar um aconchego e aquecer o ambiente.
  •  Um frasco bonitinho pra colocar o sabonete.
  • Quanto às plantas, a dica é usar sempre as naturais.
    Quanto às plantas, a dica é usar sempre as naturais.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias