ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Arquitetura

Casa mistura retrô e industrial com estrutura de concreto aparente

Felipe reformulou o projeto arquitetônico para construir uma casa fora do convencional dos padrões

Letícia Ávila | 18/03/2021 06:33
Casa explora o conceito aberto relacionado ao estilo industrial (Foto: Rafael Lima)
Casa explora o conceito aberto relacionado ao estilo industrial (Foto: Rafael Lima)

Quando o arquiteto Felipe Cordeiro teve a oportunidade de construir a própria casa, não pensou duas vezes para fazê-la “fora da caixa”. E assim, a casa localizada na Chácara Cachoeira, com 235m², ganhou vida através do concreto aparente, com conceito aberto, cores escuras e intimistas e até mesmo um toque retrô.

O projeto da casa, que inicialmente não seria de Felipe, foi assinado pelo arquiteto Paulo Delmondes. “Na época, o Paulo fez o projeto de duas casas para o meu sogro, e iríamos reformar uma outra. Então, meu sogro me deu a ideia: por que não construir aqui?”.

Felipe reformulou o projeto arquitetônico para construir uma casa fora do convencional dos padrões campo-grandenses. O estilo industrial, que traz a decoração funcional com traços das grandes cidades, foi incorporado à risca no projeto de interiores, assinado por Felipe.

Concreto aparente chama atenção, feito por trabalho minucioso (Foto: Rafael Lima)
Concreto aparente chama atenção, feito por trabalho minucioso (Foto: Rafael Lima)

“Quis trazer o concreto aparente para toda a estrutura da casa. Não tinha, inclusive, visto uma casa assim em Campo Grande, então busquei influências com amigos arquitetos de São Paulo. O engenheiro Edson Sartori realizou o projeto estrutural”.

Com o estilo do concreto em alta, não apenas na estrutura como também na decoração dos ambientes, o arquiteto precisava de uma mão de obra especializada para a realização. “Como a própria parede era o bloco, tínhamos a preocupação pelo tempo, com a chuva e a umidade. Então, investimos na impermeabilização de ambos os lados para não passar a umidade para dentro da casa”.

A própria utilização do concreto aparente trazia a necessidade de um trabalho impecável. “Foi tudo minucioso porque depois que os blocos são colocados, não há como mudar, e eles são a casa inteira”.

Tons frios trazem um ar mais intimista ao ambiente (Foto: Rafael Lima)
Tons frios trazem um ar mais intimista ao ambiente (Foto: Rafael Lima)
Além do concreto, a decoração retrô compõe o ambiente (Foto: Rafael Lima)
Além do concreto, a decoração retrô compõe o ambiente (Foto: Rafael Lima)

O conceito aberto é presente em toda a casa, com janelas que vão do chão até o teto, dando visibilidade ao jardim.“Não tem divisória no térreo, então você tem a integração dos ambientes desde a garagem até o fundo, com a piscina. Pensei nisso justamente para criar um espaço confortável para receber os amigos”.

A construção da casa começou em dezembro de 2019 e terminou em dezembro de 2020. Como é para um arquiteto construir a própria casa? Felipe garante que não é fácil. “Acaba dando mais trabalho, porque eu tinha muitas e muitas referências. Todos os arquitetos que conversei me responderam o mesmo”.

Ar retrô e móveis mais claros dão um toque especial à decoração (Foto: Rafael Lima)
Ar retrô e móveis mais claros dão um toque especial à decoração (Foto: Rafael Lima)

O retrô entra no gosto do arquiteto, com uma inspiração até mesmo de “casa de vó” para compor o interior do ambiente. “Aquelas decorações com pastilhas, as casas dos anos 70, tudo isso me inspirou bastante”.

A casa tem um térreo com sala integrada, com sala de TV, sala de jantar e cozinha gourmet, além de uma área externa com banheiro, área de serviço, lavabo e garagem. Na parte de cima, conta com três quartos, sendo uma suíte master, com closet, um quarto de hóspedes e uma sala íntima.

A sobriedade das cores da casa, envoltas no azul, preto e cinza, contrastam com o piso vinílico de madeira, que aquece o ambiente. “Trabalhamos as cores mais escuras no ambiente, mas também com pequenos toques claros. A madeira do teto, no térreo, e do piso, no 1° andar, trazem esse conforto ao ambiente”.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias