ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Arquitetura

Casa na árvore foi presente da avó para família voltar à infância com os filhos

Estrutura fica em um pé de pequi e levou cerca de 20 dias para ficar pronta

Thailla Torres | 07/09/2018 08:48
Casa da árvore tem estrutura ao lado de um pé de pequi. (Foto: Marina Pacheco)
Casa da árvore tem estrutura ao lado de um pé de pequi. (Foto: Marina Pacheco)

A casa na árvore é sonho de muita criança, mas na fazenda de uma família campo-grandense, saída para Cuiabá, virou realização de adulto, que viu na estrutura a chance de ensinar aos filhos a beleza e a poesia de brincar com a imaginação em uma casinha de madeira, feita só para eles.

A estrutura que fica a 2,80 metros de altura encostada em um pé de pequi tem aproximadamente 20 m² e foi projetada pensando nas crianças. Mas o tamanho permite os pais brincarem e dormirem na casa com os filhos observando durante à noite as estrelas.

Quando a ideia chegou à paisagista Eliane Oliveira, o único pedido era que a casa tivesse a delicadeza suficiente para encantar as crianças. Não deu outra, não há um fim de semana que a família deixe de curtir o espaço.

Detalhe das luminárias.  (Foto: Marina Pacheco)
Detalhe das luminárias. (Foto: Marina Pacheco)
Bem vindo é chame para quem entra na casa.  (Foto: Marina Pacheco)
Bem vindo é chame para quem entra na casa. (Foto: Marina Pacheco)
Além de espaço para dormir, ainda tem teto de vidro para observar o céu. (Foto: Marina Pacheco)
Além de espaço para dormir, ainda tem teto de vidro para observar o céu. (Foto: Marina Pacheco)

"Tenho muitas lembranças felizes de minha infância. Queria que meus netos também vivenciassem esta experiência. Viver é se deliciar com bons momentos", diz a avó Salete Tânia Fornari Denardi.

Na casa toda feita com madeira de demolição, há balanços, escorregador, um quarto com estante, mesa de jogos, janelas e até um teto de vidro que permite ver as estrelas ou o céu azul a qualquer momento do dia. "Foi um cantinho pensado para os netos, mas avó, pais e primos, todo mundo aproveita a casa juntos. É estrutura suficiente para uma família", comenta Eliane, que é profissional da Califórnia Mudas e responsável pelo projeto.

Ter uma casa perfeita e bem estruturada como essa custou aproximadamente R$ 25 mil e demorou 20 dias para ficar pronta. O que parece muito, Eliane garante que é residência para vida inteira. "É madeira de uma casa que foi demolida e resiste por muitos anos. Também utilizamos um impermeabilizante que mantém a madeira intacta".

A sugestão profissional é não esquecer da manutenção. "Assim como em outras casas de madeira, é preciso a cada dois anos reforçar esse impermeabilizante para que com o tempo a madeira não apodreça", explica Eliane.

Estante que deixou a casa ainda mais charmosa.  (Foto: Marina Pacheco)
Estante que deixou a casa ainda mais charmosa. (Foto: Marina Pacheco)
Mesa com brinquedos.  (Foto: Marina Pacheco)
Mesa com brinquedos. (Foto: Marina Pacheco)

Elaine conta que projetos semelhantes têm sido escolhidos por famílias em busca de tranquilidade ao lado dos filhos. E o preço muda de acordo com os detalhes. "Essa casa, por exemplo, ela tem uma estrutura maior porque foi pensada para receber as crianças e os adultos. Veja só, cabe uma família toda aqui dentro, mas em contrapartida é possível fazer uma casa menor que seja suficiente para os pequenos. Tudo vai depender do pedido do cliente".

Outro detalhe é a presença da árvore que acaba impedindo muita gente de realizar o sonho de infância. "A árvore é um detalhe que traz esse encanto. Mas se ela não existir, nada impede o projeto de uma casa com essa. Só precisamos de um espaço onde seja possível criar".

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Festinha de aniversário que marcou a inauguração da casa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Festinha de aniversário que marcou a inauguração da casa. (Foto: Arquivo Pessoal)
É possível subir pela escada e descer pelo escorregador.  (Foto: Marina Pacheco)
É possível subir pela escada e descer pelo escorregador. (Foto: Marina Pacheco)
Uma residência como essa leva em torno de 20 dias para ficar pronta.
Uma residência como essa leva em torno de 20 dias para ficar pronta.
Nos siga no Google Notícias