ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Arquitetura

De container, área gourmet fica pronta em 90 dias, com quarto, cozinha e varanda

Paula Maciulevicius | 15/11/2016 07:10
Com varanda, cozinha, quarto de apoio e banheiro, container virou espaço gourmet no Nasa Park. (Foto: Marina Pacheco)
Com varanda, cozinha, quarto de apoio e banheiro, container virou espaço gourmet no Nasa Park. (Foto: Marina Pacheco)

Com 50m² no total, incluindo área interna e externa, o espaço gourmet feito de container está nos detalhes finais para atender à família nos dias de folga no condomínio Nasa Park, em Campo Grande.

Os donos, um casal jovem e uma criança pequena, frequentam o local para a prática de esportes na água e precisavam de um ponto de apoio para um churrasco, por exemplo. Projeto do arquiteto Celso Costa Filho, serão três meses de obra para entregar a casa pronta, com armários e sistema de monitoramento de câmeras.

"Eles vem para cá com o objetivo da brincadeira náutica, então precisa de um suporte e foi uma casa pensada com banheiro para atender a área de lazer, um quarto, cozinha, churrasqueira e a varanda", descreve o arquiteto.

Com brise em madeira, container protege estrutura do sol. (Foto: Marina Pacheco)
Com brise em madeira, container protege estrutura do sol. (Foto: Marina Pacheco)

Por dentro, a casa tem 30m² e foi projetada com a frente virada para o vento predominante, de modo que, abrindo a janela da cozinha e a porta - toda em vidro que se abre por completo - é possível renovar o ar em segundos. 

"Outra forma de captação de ar também é pelas portas do container. Se vai modulando igual bandeirola de carro", exemplifica Celso. Ou seja, os donos podem guiar o ar como quiserem. 

A estrutura é modular e, se mais para frente os moradores quiserem ampliar, podem tanto fazer para cima quanto para a frente, só acrescentar containers.  

Casa container feita no mesmo condomínio
Casa container feita no mesmo condomínio
Um pouco maior, com 70m². (Fotos: Marina Pacheco)
Um pouco maior, com 70m². (Fotos: Marina Pacheco)

Ela é posicionada para pegar o Norte, então a iluminação passa pelo Jatobá que joga a sombra para ele. Aqui, depois das 3h da tarde, já é sombra", explica o arquiteto. 

No container, o que aparenta ser estético, na verdade tem uma função técnica. O brise soleil de madeira, não é um mero detalhe. "Ele vai projetar a sombra da tarde aqui, eu estou então protegendo a lata por fora, porque dependendo da região, ela pode chegar a 70°C", alerta Celso.

O estilo da casa neste tamanho atende tanto quem só deseja um espaço gourmet, como quem tem um terreno comprado, mas ainda não consegue construir a casa dos sonhos. Uma deste padrão sai de R$ 45 a R$ 65 mil. 

No mesmo condomínio, outra casa container executada por Celso Costa Filho já tem mais de dois anos. Com container semelhante ao do espaço gourmet, a casa somada à varanda, com deck de madeira, churrasqueira e degraus, correspondem a 70m².  

"Se juntar as duas, não dá de resíduo uma caçamba de entulho. O solo é 100% impermeável, com aproveitamento total de luz natural e do vento predominante. É uma casa areajada ou não, como o dono quiser e que está inserida na sustentabilidade, porque você está pegando um produto que tinha um uso, virou entulho e o reaproveita", explica o arquiteto. 

Curta o Lado B no Facebook

Nos siga no Google Notícias