A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

07/06/2018 07:46

De estrutura metálica, morada sustentável com mata ao redor é sonho de casal

Thailla Torres
Natureza ao fundo foi determinante para construção da nova casa. (Foto: Fellipe Lima)Natureza ao fundo foi determinante para construção da nova casa. (Foto: Fellipe Lima)

Moderno e rústico se encontram no lar de um casal de empresários, no condomínio Terras do Golfe, em Campo Grande. Se por um lado a construção revela detalhes sofisticados na decoração, por outro a arquitetura 100% de estrutura metálica traz elementos sustentáveis, pensados pelo dois que sonhavam em ter uma casa "autossuficiente" e perante a natureza.

O terreno com área total de frente para a mata do condomínio foi determinante na elaboração do projeto executado pelo Dias e Peralta Arquitetos. "O casal queria uma construção moderna, mas que ao mesmo tempo fosse otimizada, no sentido de reduzir tempo de obra e custos, principalmente, quanto ao desperdício de materiais", detalha o arquiteto João Pedro Dias.

O principal conceito da casa é aproveitar ao máximo a iluminação natural por meio das inúmeras portas de correr. Em razão disso a estrutura metálica foi a alternativa encontrada com uso de vidro na maior parte do imóvel.

Casa térrea de estrutura metálica tem ambientes integrados e mezanino para escritório e area de leitura. (Foto: Fellipe Lima)Casa térrea de estrutura metálica tem ambientes integrados e mezanino para escritório e area de leitura. (Foto: Fellipe Lima)

A escolha também diminuiu, significativamente, o tempo e o custo da obra no final das contas. Uma construção convencional demoraria de 12 a 15 meses para ficar pronta. Nesse caso a obra foi finalizada em 10 meses. "Isso porque optamos em não não fazer mais rápido, justamente para que cada detalhe fosse bem pensado e executado".

A economia surge também no uso de materiais. "Porque ao reduzir o uso de madeira, prego e outros materiais para uma construção convencional, que parte depois da obra vai para o lixo, no final calculamos um custo menor".

Detalhes - Quem entra pela porta da frente, também metálica, escolhida pela durabilidade e a necessidade de manutenção mínima, dá de cara com quatro ambientes integrados que conversam de frente para a mata que abraça toda a área externa.

A casa é térrea, mas logo na entrada já dá para sentir uma diferença, com a escada que conecta visualmente ao mezanino construído para abrigar um escritório, sala de leitura e uma academia sem excessos, apenas com uma esteira e bicicleta ergométrica.

"É um casal com espírito jovem, ambos na hora da concepção dos espaços, fizeram questão que área o social e de serviço fossem integradas, buscando o máximo de funcionalidade, para estarem sempre entre família e amigos".

Área externa, próximo a natureza, que mistura estilo rústico e industrial. (Foto: Fellipe Lima)Área externa, próximo a natureza, que mistura estilo rústico e industrial. (Foto: Fellipe Lima)

Com aproximadamente 359 m² de área construída, o espaço integrado conta com sala de estar, sala de TV, cozinha, sala de jantar e espaço gourmet.

As portas de correr em um vão de 17 metros são a chance para contemplar a área externa que ganhou um paisagismo com plantas ornamentais, um pergolado de madeira e espaço com hidromassagem. De brinde, a mata que traz ao lar a calmaria que o casal sonhava.

Seguindo o princípio da sustentabilidade, além da casa contar com o máximo de iluminação natural, a saída foi investir em energia solar. "Toda energia consumida é a casa que produz. Há aquecimento solar de água do chuveiro, cozinha e lavanderia".

Assinada por Melara Zuanazzi Arquitetura, a decoração mistura detalhes do estilo industrial e rústico. "A vida do casal é em volta da área industrial e rústica, eles trabalham com processo de construção industrial e queriam algo nesse estilo com muita estrutura metálica, em contraponto tem muitos detalhes em madeiras porque também são fazendeiros".

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Detalhes da decoração que ganhou estilo industrial. (Foto: João Dias)Detalhes da decoração que ganhou estilo industrial. (Foto: João Dias)
Esquadrias de metal, também foi escolha pela durabilidade. (Foto: João Dias)Esquadrias de metal, também foi escolha pela durabilidade. (Foto: João Dias)
Estrutura metálica foi alternativa para desejo de casal que buscou otimizar a construção.Estrutura metálica foi alternativa para desejo de casal que buscou otimizar a construção.


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.