ACOMPANHE-NOS    
NOVEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Arquitetura

Em alta, gamela agora é usada para mudar decoração da casa

Arquiteta dá dicas de como usar gamelas em diferentes ambientes da casa e trazer mais charme para a decoração

Por Thailla Torres | 04/07/2020 07:20
Confira a Galeria de Imagens:
Gamela pode ser usada para receber plantas e decorar a casa. (Foto: Renata Tavares)
Gamela pode ser usada para receber plantas e decorar a casa. (Foto: Renata Tavares)

A gamela é um utensílio que não tem função única, ela tradicionalmente é usada para decorar cozinha com frutas da estação ou servir alimentos, mas é possível perceber nas redes sociais que a peça é versátil e tem transformado a decoração de qualquer ambiente.

Com data de origem desconhecida,  blogs revelam que a peça em formato oval ou redonda, ela sendo usada como porta talheres fabricada tradicionalmente a partir de madeira maciça, tem esse nome derivado da árvore gameleira, uma espécie que era muito utilizada para a fabricação de artefatos de cozinha devido a maciez de sua madeira.

Ao longo dos anos foi ganhando formados modernos e elegantes, que combinam com qualquer tipo de decoração. Muitas são utilizadas como peças decorativas em mesas, aparadores e até estantes.

Renata é arquiteta e dá dicas de como usar as gamelas.
Renata é arquiteta e dá dicas de como usar as gamelas.

A arquiteta Renata Tavares, que fábrica peças em madeira em Campo Grande, explica que a gamela está em alta não só pela versatilidade, também por conferir aos ambientes uma decoração artesanal ou rústica bastante destacada. “Ela aquece, quebra a frieza de ambientes onde se usa muito vidro, metal ou cores neutras. Ela consegue transformar trazendo conforto”.

Sozinha ou acompanhada as gamelas trazem todo charme. “Basta usar a criatividade. Você pode usar gamela para arranjos florais, como porta-guardanapos, porta-talheres, colocar frutas e até servir comida, como um risoto ou uma salada. Tem gente que também usa como porta bebidas. Realmente, ela é muito versátil, não há limite para o uso de gamela”, explica.

Veja a sugestão como revisteiro. (Foto: Renata Tavares)
Veja a sugestão como revisteiro. (Foto: Renata Tavares)

Vale ressaltar que modelos são fabricados especificamente para uso na decoração e não possuem o tratamento necessário para colocar alimentos na hora de servir. “Já em caso de gamelas fabricadas para uso em contato com alimentos, elas precisam receber tratamentos específicos que garantem a durabilidade da madeira e a higiene do produto, que não pode transmitir cheiro ou gosto para a comida. Por isso, nossas peças são tratadas com óleo atóxico próprio para superfície que vai ter contato com a comida”, frisa a arquiteta.

Veja outras inspirações na galeria abaixo.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário