ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 32º

Arquitetura

Em última rua de paralelepípedos, casa foi erguida para amor de Isaias

Casa foi construída há 17 anos, quando local não tinha asfalto, tampouco as casas de alvenaria atuais

Por Idaicy Solano | 23/11/2023 07:00
Casa de madeira ocupa quase metade de quarteirão em rua de paralelepípedos no bairro Morada Verde (Foto: Alex Machado)
Casa de madeira ocupa quase metade de quarteirão em rua de paralelepípedos no bairro Morada Verde (Foto: Alex Machado)

Os primeiros rascunhos da casa de madeira verde cercada por plantas, localizada na Rua São Tomás, no Bairro Morada Verde, em Campo Grande, nasceram na cabeça de Julici Paré, 54, e foram materializados pelo marido, Isaias de Souza, 49. A edificação foi erguida pelas mãos de Isaias há 17 anos, quando o local nem sequer tinha asfalto, tampouco as outras casas de alvenaria que atualmente compõem o cenário.

A residência foi projetada para lembrar as típicas casas de fazenda da cidade de Bela Vista, no interior de Mato Grosso do Sul, onde Julici morou. A construção ocupa metade da quadra da pequena rua de paralelepípedos na região norte da cidade e representa um pedaço do interior na Capital.

Todo mundo que passa aqui admira e fala que lembra dos tempos na fazenda, que lembra da infância. Na roça, a maioria das ruas eram cascalhadas e as casas de madeira e cheias de plantas", ressalta Isaias.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O interior da casa tem três quartos, dois banheiros, uma sala e uma cozinha, mobiliados com móveis que o casal adquiriu com o tempo. O quintal é amplo e possui uma variedade de plantas cultivadas por Julici. Isaias comenta que queria erguer muros na casa, mas a esposa optou por portões de ferro abertos, para garantir que o quintal fique sempre arejado.

Existem cerca de nove espécies frutíferas plantadas no quintal, incluindo maracujá, abacate, pitanga, acerola, goiaba, banana e limão, além de diversas plantas medicinais e flores. Dois ipês amarelos são responsáveis por colorir a casa nos meses de florada da espécie, que é cartão-postal de Campo Grande.

Quintal tem mais de nove plantas frutíferas e variedades de plantas medicinais e flores (Foto: Alex Machado)
Quintal tem mais de nove plantas frutíferas e variedades de plantas medicinais e flores (Foto: Alex Machado)

Isaias e Julici são casados há 26 anos e juntos tiveram dois filhos, de 28 e 23 anos. A casa foi construída do zero, com ajuda dos sobrinhos e do pai de Isaias, com a madeira verde-claro, os portões brancos de ferro e o espaço para as plantas, a pedido de Julici.

Isaias relata que "eu construí ela agradando a esposa. A dificuldade era geral, tanto no custo quanto em recursos financeiro, mas com muita luta a gente foi comprando os materiais e construindo".

Calçadão - A casa de Isaias e Julici foi uma das primeiras a ser construída na rua São Tomás, que é uma das poucas ruas de paralelepípedos da Capital. Todas as vias ao redor foram asfaltadas de maneira convencional. Isaias explica que isso aconteceu porque inicialmente a São Tomás foi construída com o intuito de ser um calçadão, não uma rua.

Segundo Isaias, o 'calçadão' é o charme do bairro e palco de diversas festividades da vizinhança. "No final do ano, os vizinhos se juntam e vem pra cá pra gente fazer a virada do ano. Em junho, a gente faz a festa junina, faz fogueira, trazem as barracas, tudo ai no calçadão. No final de semana, as crianças brincam, o pessoal coloca as cadeiras e ficam sentados na sombra, aqui todo mundo se conhece".

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias