A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

09/05/2019 11:06

Entrelaçando fios de algodão, Samara preencheu vazio de casa com cores e macramê

O macramê ganha releitura moderna e sofisticada em composições capazes de mudar o "humor" de cada ambiente.

Kimberly Teodoro
Com proposta de levar o verde para outros momentos da vida, os suportes de macramê ganham espaço até na decoração de festas (Foto: Reprodução Instagram)Com proposta de levar o verde para outros momentos da vida, os suportes de macramê ganham espaço até na decoração de festas (Foto: Reprodução Instagram)

Entrelaçados com os dedos, fios de algodão presos com nós dão formato para peças em macramê, donas dos mais diversos padrões e tamanhos. A técnica não é nova, mas vem ganhando cada vez mais espaço na decoração, dessa vez, com um toque de “casa de vó” com o qual o trabalho manual ficou conhecido.

Foi pensando nisso que Sarama Peres, de 32 anos, resolveu resgatar o hobby aprendido ainda na infância com a mãe, que sempre foi uma “artesã de mão cheia”. Vinda de Fortaleza para Campo Grande há dois anos, a cearense sentiu falta das cores e do aconchego de casa, e foi o macramê responsável por trazer mais alegria aos cômodos e também aconchego.

“Foi muito difícil recomeçar numa cidade em que eu não conhecia ninguém, longe dos amigos e da família. Tinha saído da casa da minha mãe pela primeira vez e senti a necessidade de ter as minhas próprias plantas, eu me sentia sozinha na própria casa e foi quando comecei a buscar na internet suportes em macramê para comprar, mas com o frete ficava inviável, então comecei a fazer os meus e não parei mais”, conta.

Além dos vasos de planta, os suportes também fazem as vezes de estante (Foto: Reprodução Instagram)Além dos vasos de planta, os suportes também fazem as vezes de "estante" (Foto: Reprodução Instagram)
Samara preencheu vazio da casa nova com plantas e suportes de macramê, personalizando e alegrando os ambientes (Foto: Reprodução Instagram)Samara preencheu vazio da casa nova com plantas e suportes de macramê, personalizando e alegrando os ambientes (Foto: Reprodução Instagram)
Painel de macramê também é opção de decoração (Foto: Reprodução Instagram)Painel de macramê também é opção de decoração (Foto: Reprodução Instagram)

Hoje a “prenda” da infância já tem demanda de pedidos peloinstagram da marca Verdelícias e pode ser encontrado em duas lojas físicas em Campo Grande e outra em Fortaleza. O que começou com suportes para os vasos na tentativa de trazer mais verde para dentro de casa, precisou incluir o cultivo das próprias plantas, que também podem ser vendidas junto com os vasos como também já ganhou outros itens de decoração como os painéis e revestimento de extensões, que além de bonitos, são funcionais.

Formada em Pedagogia e Design de Moda, Samara teve dificuldade em se realocar no mercado ao chegar aqui, até chegou a prestar consultoria para algumas lojas, mas o trabalho estava longe de trazer a tão sonhada realização profissional.

Com o trabalho manual, a maneira de ganhar dinheiro é também terapia. A maioria dos materiais que Sarama utiliza, são trazidos de Fortaleza, o que faz do processo criativo uma maneira de diminuir a distância e a saudade e coloca em cada peça um pedacinho da terra da natal. As inspirações aparecem muitas vezes das próprias necessidades, por exemplo, “movida” a café, ela precisava de uma tomada extra na cozinha, para evitar que tirassem a cafeteira da tomada, foi quando a necessidade de tornar a extensão bonita, além de funcional e passou a revestir o objeto com macramê.

“Sempre busco referências online, mas onde eu mais crio é em casa perto da minha mãe, ela é uma senhora muito atualizada que vive no pintrest e no google procurando coisas novas, sempre me dá muitas ideias. Vou para lá sempre no fim do ano e quando volto para Campo Grande, trago com muitas novidades. Meu processo criativo é muito dado a minha realidade”.

O algodão cru tem trás uma composição mais clean (Foto: Reprodução Instagram)O algodão cru tem trás uma composição mais "clean" (Foto: Reprodução Instagram)
Além de cores e texturas, a combinação das plantas e do vaso podem trazer tanto ar de requinte como mais rústico ao ambiente (Foto: Reprodução Instagram)Além de cores e texturas, a combinação das plantas e do vaso podem trazer tanto ar de requinte como mais rústico ao ambiente (Foto: Reprodução Instagram)
Os suportes são feitos para aceitar vasos e flores de todos os tipos (Foto: Reprodução Instagram)Os suportes são feitos para aceitar vasos e flores de todos os tipos (Foto: Reprodução Instagram)
Cores e padrões para cada cantinho da casa dão mais humor ao ambiente (Foto: Reprodução Instagram)Cores e padrões para cada cantinho da casa dão mais "humor" ao ambiente (Foto: Reprodução Instagram)

Cada peça de Samara é feita em algodão, cru ou tingido e corda de sisal, dependendo do acabamento da peça, eles podem emoldurar o próprio vaso ou receber uma base feita de madeira. Para as composições, a design utiliza a própria cartela de cores. Além das peças a pronta entrega, ela também aceita encomendas e dá dicas de como utilizar os suportes para harmonizar os ambientes, usando a coloração para personalizar e traduzir o humor exigido em cada cômodo. “A casa não é só pra você chegar e dormir, é um lugar onde você precisa se sentir bem. O Verdelícias é um reflexo do meu próprio lar, foi aqui que ela nasceu, é de onde ela veio e desde o primeiro trabalho, já cresceu e evoluiu muito”.

Outra proposta, é levar a ideia para fora de casa e incluir o verde também em consultórios, lojas, restaurantes e até decoração de festas, que recebem não apenas o suporte para as plantas, como os painéis de macramê.

Além da estética, os suportes são vantajosos pela praticidade e, principalmente por exigir pouco espaço. Podem ser utilizados na janela, no trilho da cortina, em um ganchinho na parede ou pendurado no teto, podem ser jardins verticais dentro de casa e até prateleiras. “Sempre auxílio o cliente na hora da compra para que o tamanho, modelo e cores do suporte esteja de acordo com o ambiente do qual vai fazer parte. O trabalho personalizado é esse, você encomenda um produto mais adequado ao local”.

Para quem pensa que dar um toque de personalidade em casa é caro, Samara tem peças a partir de R$ 75, os preços variam de acordo com o material, tamanho e modelo. É possível comprar apenas os suportes ou levar a combinação inteira para casa, com direito a vaso e plantinha cultivada por ela mesma. Acompanhe as novidades pelo Instragram @verdeliciass clicando aqui.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.




imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.