ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Arquitetura

O que fazer na fachada para se livrar das pichações em Campo Grande

Lado B | 13/04/2015 15:41
Trepadeiras nos muros podem ser solução. (Fernando Antunes)
Trepadeiras nos muros podem ser solução. (Fernando Antunes)

Não tem jeito. Quanto mais se fala, mais aumenta o número de pichações por Campo Grande. Os grupos rivais estabeleceram uma competição que só dá raiva e prejuízo.

Como, aparentemente, não há como responsabilizar a gurizada, pelo menos complicar a vida deles é possível. Usar a vegetação, trocar a alvenaria pelo vidro ou encomendar uma tinta especial, são algumas das alternativas.

A primeira opção é a mais barata delas. A boa e velha Hera cobre as fachadas acabando com qualquer espaço para os sprays. Na verdade, ainda resta o portão, mas dos males o menor. Pelo menos, os metros quadrados a serem repintados diminuem consideravelmente.

Quem não gosta da alternativa, por considerar que a trepadeira acaba com a estrutura, corroendo a alvenaria, é possível usar a vegetação de outra forma, com a formação de arbustos para esconder os muros.

Vidro, mais uma saída contra pichadores, apesar de cara.
Vidro, mais uma saída contra pichadores, apesar de cara.

Outra saída tem sido bastante usada ultimamente nas fachadas. Uma solução antes comercial, agora os vidros também substituem os muros nas residências.

A desvantagem neste caso é o preço, no mínimo, R$ 300,00 por metro quadrado. É recomendado um vidro temperado de 10 milímetros, com colunas de ferro para sustentação, o que aumenta o custo. Mas a limpeza exige apenas removedor de tinta e uma estopa.

Já a solução mais tecnológica, ainda não está disponível em Campo Grande: a tinta antipichação. O Lado B procurou o produto nas maiores lojas de materiais de construção da cidade e também nas especializadas em tintas, mas nenhuma oferece o produto.

Apenas na Alvorada há informação de que encomenda foi feita e o produto da marca Sherwin Williams deve chegar na próxima semana, mas ainda sem preço definido.

É um verniz poliuretano acrílico, de fácil aplicação e alta aderência. A propaganda é de excelente resistência contra pichação, facilidade de limpeza, longa durabilidade e brilho, para utilizar em superfícies de alvenaria, concretos e tijolos.

Se a opção for pela pintura, é preciso atenção na hora de escolher o rejunte, que deve ser escuro, porque o material não possui proteção antipichação

Só o portão ficou de fora nesta residência do Jardim dos Estados.
Só o portão ficou de fora nesta residência do Jardim dos Estados.
Nos siga no Google Notícias