ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 28º

Arquitetura

Os primeiros prédios da 14 e elevador residencial de Campo Grande

Edifícios José Abrão, Olinda e Santa Elisa marcaram início da verticalização de Campo Grande

Por Thailla Torres | 16/10/2025 07:37


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A verticalização de Campo Grande teve início na década de 1930 com a construção do Edifício José Abrão, em estilo Art Déco. Localizado na esquina da 14 de Julho com a Marechal Rondon, o prédio de três andares abrigou o Hotel Americano. Na década seguinte, surgiram o Edifício Olinda, com cinco andares, e o Edifício Santa Elisa, que se destacou por ter o primeiro elevador residencial da cidade. Essas construções marcaram o início da modernização urbana na região central de Campo Grande.

Nos anos 1930 e 1940, Campo Grande ainda era uma cidade de casas baixas e poucos prédios. Tudo começou a mudar com três construções que marcaram época: o Edifício José Abrão, o Edifício Olinda e o Edifício Santa Elisa.

O primeiro foi o Edifício José Abrão, construído em 1939, na esquina da 14 de Julho com a Marechal Rondon. Em estilo Art Déco, com linhas geométricas e três andares, ele se destacava na paisagem e foi um dos símbolos do início da verticalização da cidade. No prédio funcionou o antigo Hotel Americano.

Anos depois, em 1947, surgiu o Edifício Olinda, na esquina da 14 de Julho com a Afonso Pena. Com cinco andares e um estilo modernista, ele representou uma nova fase urbana e mostrou que Campo Grande começava a crescer para cima, acompanhando o ritmo econômico da época.

Logo em seguida veio o Edifício Santa Elisa, também chamado de Edifício Nakao, inaugurado em 1948, na esquina da 14 de Julho com a Dom Aquino. Ele ficou famoso por ter o primeiro elevador residencial da cidade, um marco do progresso e da modernização da vida urbana.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.