A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

02/06/2017 07:40

Painel de aço perfurado dá efeito de luz e movimento a fachada ou espaço interno

No condomínio Alphaville, projeto usa o painel de chapa de aço corten

Paula Maciulevicius
Na fachada de casa perfurações foram feitas em painel de aço corten. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Na fachada de casa perfurações foram feitas em painel de aço corten. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
Detalhes dos tamanhos e das distâncias medidas em programa. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)Detalhes dos tamanhos e das distâncias medidas em programa. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)

Com aberturas de diferentes diâmetros, o efeito que se tem é o de movimento, mesmo sendo o fixo painel. Em madeira metal ou acrílico, a peça pode ser aplicada na fachada e também em MDF serve para um ambiente interno. Dependendo da iluminação, provoca um desenho sombreado.

Projeto da MOB arquitetos, a fachada de uma casa no condomínio Alphaville usa o painel de chapa de aço corten que, perfurada, filtra o sol e, por estar afastada da esquadria, cria um “colchão de ar”, permitindo que ventilação seja contínua e controlada.

O processo parte da tecnologia. "Desenhamos essas perfurações utilizando o software 'Grasshopper', onde nós determinamos o tamanho máximo e mínimo de abertura, as distâncias máximas e mínimas e também alimentamos o programa com informações de onde o painel deve ser mais aberto ou mais fechado", explica a arquiteta Mellina Bloss.

Imagem de projeto, quando painel é posto na sala. Imagem de projeto, quando painel é posto na sala.

Com esses dados, o software calcula a abertura de cada furinho para criar o efeito degradê e, com base nisso, o maquinário que corta as chapas de modo automatizado. A máquina varia de acordo com o material utilizado. No caso da fachada da casa, por exemplo, foi preciso uma de corte a laser.

E, se o painel for de MDF, uma router com broca já resolve. "Ele cria ambiência, é possível personalizar o desenho, criar figuras, e, se utilizado em conjunto com a iluminação causa um desenho", completa Mellina.

O painel pode ser aplicado também em um mobiliário ou luminária. Como fechamento lateral, a chapa perfurada chega até a formar paisagem. 

"É para um perfil de cliente que se importa com design e com personalização e que se identifica com tecnologia e contemporaneidade", descreve a arquiteta.

Os valores também vão variar conforme a resistência do material. Para a máquina cortar o MDF, o custo médio é de R$ 200,00 por placa, sendo que cada uma tem 5m².

Curta o Lado B no Facebook.

Efeito de movimento deixa ambiente contemporâneo.Efeito de movimento deixa ambiente contemporâneo.
E valoriza espaço. E valoriza espaço.


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.