ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Arquitetura

Quando organizada, a estante pode se tornar a parte principal do ambiente

Confira dicas de uma designer de interiores para manter o móvel com tudo no lugar, sem deixar de lado sua personalidade

Thaís Pimenta | 08/01/2018 08:13
Pode estante sem livro? Claro que sim. Nessa, por exemplo, só souvenirs e caixas funcionaram bem, além de contrastarem com o azul da parede. (Foto: Divulgação)
Pode estante sem livro? Claro que sim. Nessa, por exemplo, só souvenirs e caixas funcionaram bem, além de contrastarem com o azul da parede. (Foto: Divulgação)

Uma estante multifuncional pode ser a peça-chave do ambiente. Mesmo se o móvel for simples, ou feito com materiais recicláveis, uma boa organização dos elementos, quando bem combinados, dão um toque a mais na decoração da casa, é o que diz a designer de interiores Daiana Capucci.

"Estantes são armários sem portas, por isso precisam esta sempre organizadas. Elas podem estar na cozinha, no banheiro, no quarto ou no escritório. Mas os métodos de organização da peça são os mesmos",diz ela.

Para acertar na escolha e tirar o maior proveito de sua funcionalidade é preciso definir qual será o seu papel dentro do cômodo escolhido e separar o espaço para cada coisa. "Simetria é o conceito essencial na hora de arrumar uma estante. Enchê-la de coisa passa um aspecto de bagunça e sujeira, por exemplo". Quadros são aliados para dar aquele "respiro" às combinações, assim como portas retratos.

Quadros foram usados para dar uma equilibrada na estante e aliaram cor ao ambiente. (Foto: Divulgação)
Quadros foram usados para dar uma equilibrada na estante e aliaram cor ao ambiente. (Foto: Divulgação)

A primeira regra diz respeito aos livros e revistas: as coleções precisam estar juntas. Dependendo da altura dos nichos, os livros funcionam tanto na horizontal quanto na vertical. "Capas bonitas devem ser valorizadas. Expor elas pode ser uma boa estratégia", comenta.

Se quiser priorizar o visual, é possível também ordená-los por cor. Para as revistas, o mais indicado é usar a data de publicação como referência na hora de arrumar. 

Objetos que não são acessados com frequência devem estar dispostos mais para cima ou nos cantos das estantes, enquanto o que você usa muito precisa estar mais acessível. Essa regra, claro, vale para os não-decorativos: o que serve para decorar fica no melhor espaço visualmente falando.

Assim como é boa ideia reservar um espaço que você possa utilizar para deixar coisas que usa tanto – a ponto de não precisarem ser guardadas. Na sala, por exemplo, ele pode receber chaves e, no quarto, o que está no bolso, relógio e bijuterias. Se for ficar muito bagunçado, compre uma caixa bem decorada, "dá pra brincar com a próprias caixas e combiná-las no móvel", completa Daiana.

Nesse ambiente, a estante tomou todo o espaço da parede, por isso acabou se tornando a principal peça do cômodo. (Foto: Divulgação)
Nesse ambiente, a estante tomou todo o espaço da parede, por isso acabou se tornando a principal peça do cômodo. (Foto: Divulgação)

Alternar livros a souvenirs de viagens ou pequenos brinquedos ajudam a personalizar o móvel com a sua cara. "Velas aromatizadas também são uma ótima pedida pra equilibrar os espaços. Dar vasão aos nichos é muito importante: se você colocou muitos livros de um lado, deixe o outro com poucos elementos".

Plantas ornamentais acrescentam o verde, uma cor que segundo a designer vai bem em qualquer estilo de estante, além de dar um contraste bacana. "Se o seu ambiente não for favorável às plantas naturais, opte por uma falsa, sem problema algum".

Outra tendência fácil de ser aderida são os tons metalizados, que podem ser incluídos pontualmente. "Os vasos para as plantas podem ser pintados num tom rosê metalizado. Fica lindo e na moda", diz a designer.

Essas e outras dicas da designer Daiana Capucci você confere no vídeo abaixo: 

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias