ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Arquitetura

Restaurados, vitrais da Igreja da São José agora têm imagens de dois papas

Elverson Cardozo | 08/01/2015 06:39
Papa João Paulo II. (Foto: Alcides Neto)
Papa João Paulo II. (Foto: Alcides Neto)
Papa João XXIII. (Foto: Alcides Neto)
Papa João XXIII. (Foto: Alcides Neto)

A obra demorou um ano. Foi longa, de janeiro a dezembro de 2014, mas valeu a pena. O vitrais restaurados da Igreja São José, em Campo Grande, estão novinhos em folha e, agora, contam com mais duas imagens, a dos papas João Paulo II e João XXIII.

Segundo o padre da igreja, Antônio Ribeiro Leandro, uma equipe de São Paulo fez o trabalho. O custo total ainda está sendo calculado, mas é uma média de R$ 150 mil. Inclui gastos com hospedagem, alimentação, aluguel de andaimes, serralheria, pintura, entre outros serviços.

A restauração foi feita em 65 janelas. Vai do altar às laterais da secretaria. “Trocaram 162 vitrais. Colocaram material similar, limparam e fizeram a reposição de peças. Substituíram o silicone e o chumbo que veda os vitrais, porque estavam ressecados”, conta.

No total, 65 janelas foram restauradas. (Foto: Alcides Neto)
No total, 65 janelas foram restauradas. (Foto: Alcides Neto)
Restauração preservou as cores. (Foto: Alcides Neto)
Restauração preservou as cores. (Foto: Alcides Neto)
E a disposição das peças. (Foto: Alcides Neto)
E a disposição das peças. (Foto: Alcides Neto)

As vidraças reproduzem, em colorido, passagens bíblicas. Na lista de desenhos, além dos Papas, tem vaso, coroa, harpa, pomba, bíblia, estrela, ramo, montanha, mar, cruz, hóstia, uva, trigo, pelicano, leão cordeiro, touro, cálice, raios, farol, chave, anjos, entre outros. Também tem as imagens de santos como São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima.

Com ajuda do sol, os vitrais garantem um conteúdo simbólico e dão maior imponência ao ambiente. A beleza reflete no piso. Na São José, os vitrais já estavam comprometidos. Alguns apresentavam rachaduras, que já não protegiam a igreja da chuva. Outros haviam sido quebrados e substituídos por vidros normais.

Com ajuda do sol, vitrais garantem um conteúdo simbólico e dão maior imponência ao ambiente.  (Foto: Alcides Neto)
Com ajuda do sol, vitrais garantem um conteúdo simbólico e dão maior imponência ao ambiente. (Foto: Alcides Neto)

Padre Leandro afirma que tinha o desejo de fazer a restauração há muito tempo, desde 2006, quando o primeiro orçamento foi feito. Mas a obra foi adiada por conta de outras prioridades. No ano passado, a ideia foi retomada e a igreja fez, então, campanhas para custear o serviço.

Até fevereiro, ainda faltavam mais de R$ 13 mil, mas, felizmente, o dinheiro foi arrecadado. Restaurados, os vitrais exibem duas novas figuras, as dos Papas, mas também vão carregar os nomes das novas famílias doadoras, assim como das antigas, que já estampava as vidraças. Esses últimos detalhes ainda não estão prontos, mas devem ser finalizados neste mês.

Inaugurada em 1949, a São José é considera uma das três igrejas mais importantes da cidade.

Igreja foi inaugurada há 65 anos. (Foto: Alcides Neto)
Igreja foi inaugurada há 65 anos. (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias