ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Arquitetura

Fechada, Ary Coelho atrai curiosos que querem ver evolução da obra

Elverson Cardozo | 22/05/2012 15:13
Enquanto a Praça Ary Coelho segue interditada, idosos migraram para o Horto Florestal. (Foto: Minamar Júnior)
Enquanto a Praça Ary Coelho segue interditada, idosos migraram para o Horto Florestal. (Foto: Minamar Júnior)
Jogo é uma das preferências entre o público. (Foto: Minamar Júnior)
Jogo é uma das preferências entre o público. (Foto: Minamar Júnior)

Fechada desde agosto do ano passado para obras, a Praça Ary Coelho, a mais antiga de Campo Grande, virou motivo de curiosidade. Todo dia, pelo menos 10 pessoas, vão ali para "visitar" a obra e ver como vai ficar o espaço, que terá, entre uma das novidades, grades cercando o local.

O mestre de obras Airton Moreira, de 47 anos, que está na obra todo dia conta que a maioria dos visitantes são idosos, curiosos para saber sobre o fim da obra de revitalização. A Praça, que está em sua 16ª repaginagem, tem previsão de entrega no aniversário de 113 anos de Campo Grande.

Moreira afirma ainda que os trabalhos estão em ritmo acelerado e dentro do cronograma previsto. Na última semana foi instalado o novo coreto, o gradil foi instalado e foram iniciados os testes de pintura.

Entre funcionários contratados e terceirizados, aproximadamente 30 profissionais trabalham das 7h às 17h para dar conta de entregar a praça, “novinha em folha”, no aniversário da cidade. “Por ser local público você vendo isso depois de pronto e saber que participou é uma honra”, disse.

Segundo divulgou a Prefeitura, a reforma da praça deve ficar pronta até agosto deste ano, época em que a cidade completa 113 anos. O custo total da obra é de R$ 2,1 milhões.

Ansiedade- Para um grupo específico, a obra provoca ansiedade, para os idosos que, entre uma conversa e outra, costumavam passar o tempo jogando na Ary Coelho.

Por conta dos trabalhos, o espaço está fechado para visitação, mas o bate-papo, tão comum entre o público fiel, continua. O jeito foi migrar para o Horto Florestal.

Segundo a Guarda Municipal que faz a segurança da área, o número de idosos que passou a frequentar o local aumentou de um ano para cá.

Luiz Leite, de 75 anos, é um dos que resolveu ir para o Horto aguardar o fim das obras. Hoje, debaixo das sombras das árvores, admitiu que estava ansioso. “Acho que está demorando demais”, disse.

Enquanto a área não é liberada seu Luiz fica ali, junto com amigos, jogando dominó. “Eu bato umas pedrinhas”, brinca. O aposentando, que se diz “cliente do Dona Ziza” (Centro de Convivência do Idoso), frequenta o local todas as terças, quintas e sextas-feiras.

Não vê a hora de voltar à praça, mas faz algumas ressalvas. Espera, pelo menos, que a prefeitura tenha se preocupado em arrumar os banheiros, disponibilizado lixeiras e instalado placas de orientação. “Banheiro é o principal”, resume.

Idoso não vê a hora de voltar para Ary Coelho. (Foto: Minamar Júnior)
Idoso não vê a hora de voltar para Ary Coelho. (Foto: Minamar Júnior)

O aposentando Sebastião José da Silva, de 67 anos, é outro que aguarda, ansioso, para visitar a “nova” praça. Acredita que a obra vai satisfazer o público e dar uma nova roupagem à cidade.

Mas de nada adianta “boniteza”, declarou, se a segurança continuar do mesmo jeito. “A polícia tem que fazer rondas de modo que não tenha bate carteira”, declarou.

A Prefeitura assegura que o cercamento da Praça com grades metálicas é justamente para garantir segurança. O espaço vai fechar após as 23h.

Canteiro de obras. (Foto: Minamar Júnior)
Canteiro de obras. (Foto: Minamar Júnior)
Nos siga no Google Notícias