ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Artes

Aniversário de 100 anos da Morada dos Baís terá concerto, espetáculo e memórias

Por Thailla Torres | 16/08/2018 08:17
Concertos marcam os 100 anos da Morada dos Baís, com apresentações gratuita.
Concertos marcam os 100 anos da Morada dos Baís, com apresentações gratuita.

No dia 21 de agosto, o SESC Cultura abre programação em comemoração aos 100 anos da Morada dos Baís, com apresentações culturais e um circuito de palestras para resgatar memórias da Campo Grande, que vão dos patrimônios à gastronomia.

Construída entre 1913 e 1918, a Morada dos Baís foi o primeiro sobrado em alvenaria da cidade, foi morada da família Baís até 1938 e marcou a cidade como a Pensão Pimentel, durante 40 anos.

As atrações incluem um concerto inédito com peças concebidas por Lídia Baís, de 21 a 31 de agosto, com sessões na Morada do Baís e no Teatro Prosa. Tem também o espetáculo “Eu Lídia” e uma instalação com criação exclusiva a partir de residência artística na Morada.

Na programação também haverá dois percursos, “No Trilho do tempo” que propõe uma imersão histórica pelos principais pontos a partir da estação ferroviária, com parceria do Iphan e o Percurso Cultural, para revelar espaços que compõe a memória e muitas vezes passam despercebidos.

Palestras com foco na memória e patrimônio histórico começam a partir do segundo dia de programação, dia 22, com uma conversa com ex-ferroviários da Noroeste do Brasil, que contarão suas vivências. No dia seguinte, 23, tem palestra sobre todos os processos envolvidos em restaurações com Aurea Katsuren.

No dia 28 o público tem chance de conhecer o processo de tombamento e restauração da Morada dos Baís com a arquiteta Solange Vaz, que descobriu painéis dentro da casa cobertos por tinta. No mesmo dia haverá lançamento do "Livro Histórico, arte e vidas em metamorfose", de Fernanda Reis, sobre o contexto feminino em que Lídia despontou. 

E dia Dia 30 de agosto tem exibição do curta-metragem “Moradas”.

A programação se divide entre ações no Sesc Cultura, Sesc Horto e Sesc Morada dos Baís e pode ser conferida no site.

Nos siga no Google Notícias