A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 22 de Setembro de 2018

10/05/2017 06:25

Antigo galpão de sucata ganhou cores e agora é o novo espaço cultural

A iniciativa de quatro artistas é levar cultura para as comunidades de Dourados

Thailla Torres
O espaço foi inaugurado em abril para oferecer dança, teatro, música e circo. (Foto: Vaca Azul)O espaço foi inaugurado em abril para oferecer dança, teatro, música e circo. (Foto: Vaca Azul)

Dourados ganhou um novo espaço cultural que tem o objetivo de promover todo tipo de arte. Desativado há meses, um antigo galpão de sucatas estava jogado às traças e prejudicando a população nas redondezas. Com a iniciativa de quatro amigos, o local ganhou cores, novas formas e uma função diferente. Agora é a sede do Sucata Cultural, uma associação de desenvolvimento artístico e social na cidade.

As paredes escuras e mal cuidadas deram lugar a uma fachada colorida. Do lado de dentro, os ambientes abrigam aulas de dança, teatro, música e circo. A princípio, pelas aulas é cobrado um preço acessível, como alternativa para manter o espaço e, assim, garantir projetos sociais de dança e teatro.

Para o ator Junior Oliveira, um dos fundadores, o prédio representa uma conquista coletiva e a oportunidade de mostrar que a cultura merece apoio perante a crise.

Com a iniciativa de quatro amigos, o local ganhou cores, novas formas e uma função diferente.Com a iniciativa de quatro amigos, o local ganhou cores, novas formas e uma função diferente.

"A gente fez uma reforma e buscamos manter a história do local. E o sucata vem da vontade de reciclar a visão de cultura. Porque com todas essas crises, as pessoas vem acreditando que a cultura não é tão importante, e acaba sendo deixada de lado. Mas ela tem papel muito decisivo na formação do ser humano", explica Junior.

A ideia de fundar o Sucata surgiu no ano passado por João Rocha, diretor da companhia teatral Cia Pheaspai, que buscava um espaço para levar o teatro à comunidade. Decididos, João e Junior assumiram a associação também ao lado da bailarina Tarcila Boneli e do ator Antônio Junior.

"Nosso objetivo principal é fomentar as artes cênicas e a produção audiovisual. Inserir arte no cotidiano da comunidade e formar novos artistas. Além de oferecer aulas, o lugar vai ser palco para apresentações, exposições e ensaios artísticos", detalha. 

O lugar é bem conhecido por moradores e comerciantes do centro, que agora ganha um movimento diferente. "Aqui antigamente era um deposito de sucata, depois virou uma metalúrgica e, quando ficou parada, era um lugar sem vida. Agora a gente quer fazer diferente e trazer alegria a essas pessoas".

Junior é integrande da companhia circense Le Chapeau e agora divide suas atividades entre Campo Grande e Dourados. "Vamos continuar com as apresentações na capital e também por aqui. É um projeto novo que contamos muito com apoio e interesse da população, principalmente para conseguir levar arte e cultura de maneira acessível a todas as pessoas", torce.

No próximo domingo (14), o espaço estará aberto para um evento cultural no Dia das Mães, das 16h às 22h, com espetáculo do Palhaço Challito e apresentação dos professores de dança e circo do Sucata Cultural.

O Sucata Cultural fica na rua Onofre Pereira de Matos, em Dourados (MS). O telefone para informações é o (67) 99825-4684.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.