ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Aos 11 anos, Maria foi selecionada no Ballet Bolshoi e quer aproveitar o máximo

Thailla Torres | 30/10/2016 07:25
Maria em Joinville é só alegria. (Foto: Arquivo Pessoal)
Maria em Joinville é só alegria. (Foto: Arquivo Pessoal)

Ela tem 11 anos e conquistou uma das vagas mais cobiçadas no mundo da dança. De Campo Grande, Maria Eduarda Barbosa Salles foi selecionada entre 650 bailarinas para integrar a equipe do Ballet Bolshoi em Joinville. As provas foram no início do mês.

Maria mora no Alto São Francisco com a mãe e faz aula de balé três vezes por semana. Antes dos testes em Joinville, a caminhada era de ensaios quase diariamente. Quando não frequenta a escola de balé, se dedica aos movimentos sozinha dentro de casa.

“Eu falo que a Maria não anda, ela passa o tempo todo em casa girando e brincando com os passos”, conta a mãe, Edivabi Barbosa da Silva. Por telefone, a voz emocionada é de admiração pelo talento da filha que começou ainda pequena.

“Desde pequena sempre gostou de balé, mas eu nunca tive condições de colocar ela em uma escola e ela começou a ginástica aos quatro anos. Quando eu coloquei ela no Dom Bosco, no primeiro dia que ela viu um ensaio de balé, não teve jeito, ali ela decidiu o que queria”, conta a mãe.

Maria é só felicidade depois da seleção. (Foto: Arquivo Pessoal)
Maria é só felicidade depois da seleção. (Foto: Arquivo Pessoal)

Já Maria, com todo jeito de menina, diz que ainda está difícil acreditar. "Pretendo aproveitar ao máximo e melhorar cada dia mais. Sei que estou indo para uma grande escola, ter uma grande oportunidade. Fiquei tão feliz e ainda nem acreditei, porque é uma coisa incrível", diz. 

Quando o nome da filha foi anunciado, veio o riso e o choro, de quem assiste de perto a precisão de movimentos e a delicadeza a cada passo de dança. "A emoção é indescritível. Acho que ainda não caiu muito a minha ficha, mesmo eu sabendo do potencial dela, a gente fica muito feliz e emocionada. Porque só ali perto da prova é que se tem dimensão do quanto é difícil”, diz.

Maria faz parte da turma de balé do Colégio Dom Bosco e foi para Joiville ao lado outras cinco meninas daqui de Mato Grosso do Sul. Selecionada, a professora Yasmin Ovando Salame, de 18 anos, acompanhou de perto todo o empenho da aluna, e volta pra casa com sentimento de dever cumprido.

“É emocionante fazer parte do sonho delas. Estar ao lado, ensinando e vendo elas crescerem. Eu sempre quis ser bailarina desde os meus 5 anos, mas sempre pensei que Deus me deu o dom de ensinar”, diz a professora.

Yasmin conta que quando falou da oportunidade do Ballet Bolshoi para Maria, logo veio a dedicação. “É uma menina muito esforçada e estudiosa, começou a pesquisar e se apaixonar cada vez mais pela ideia”, lembra.

As bailarinas passam por uma seleção rigorosa, que inclui avaliações médicas, pedagógica e cognitiva. O teste é dividido em quatro etapas, a primeira é video encaminhado para comissão que avalia. Depois, as outras três estapas são realizadas em Joiville, onde as meninas passam por analise de postura, habilidades físicas e motoras, força e musculatura.

Tem também avaliação pedagógica, com provas de português e matemática. Na hora da dança, técnica, musicalidade, criatividade, desempenho e interpretação são levadas em conta.

Agora, mãe e filha vão esperar terminar o ano letivo para embarcar no início de 2017 para Joinville, onde devem ficar por oito anos. A escola fornece uma bolsa com direito a alimentação, material, roupas e transporte.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias