ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 15º

Artes

Arte e pintado ao molho tangerina dividem espaço em exposição

Na próxima semana, restaurante promove evento 'Alimentando Arte' com criações do artista Edson Castro

Por Jéssica Fernandes | 21/04/2024 08:10
'Pìntado ao molho de tangerina' criado pelo chef Antônio Albaneze. (Foto: Divulgação)
'Pìntado ao molho de tangerina' criado pelo chef Antônio Albaneze. (Foto: Divulgação)

Na próxima semana, o público poderá conferir a exposição do artista Edson Castro. Idealizado pelo restaurante Bom Filé, o evento ‘Alimentando Arte’ traz algumas obras do artista corumbaense junto com o lançamento do do prato "Pìntado ao molho de tangerina", criado pelo chef Antônio Albaneze.

A partir do dia 25 e por tempo indeterminado, as obras de Édson estarão em destaque no empreendimento que adquiriu um acervo bem especial do artista plástico. Conhecido internacionalmente, o corumbaense já expôs em  galerias como: Galerie Ad Hoc Corner em Saint-Paul de Vence, no sul da França; Yohann Gallery, Galerie Rauchfeld e Galerie Le Pavé d’Orsay.

Ao Lado B, ele fala sobre a relação com a arte e conta quais obras integram a coleção que o restaurante vem adquirindo há seis anos. A habilidade com o desenho, segundo ele, ocorreu de forma natural e quando se deu conta já estava mais do que envolvido com a criação artística.

Bastão a óleo sobre papel telado é uma das obras que estarão na exposição. (Foto: Divulgação)
Bastão a óleo sobre papel telado é uma das obras que estarão na exposição. (Foto: Divulgação)

“Eu desenho desde que eu me conheço por gente. Acho que desde quando eu peguei um lápis, com dois, três aninhos, eu nunca mais parei. Pelo menos foi isso que minha mãe me contou. A única coisa que me acalmava era papel e lápis”, recorda.

Na infância, o artista criava com a mesma facilidade que respirava. Em casa, Edson estava sempre observando algo que não demorava para virar desenho, pintura, ilustração. “Minha mãe mandava eu molhar as plantas e eu ficava desenhando com a água, pegava sabonete e rabiscava no chão, desenhava com pedra. Quando meu pai fazia churrasco aos domingos eu pegava o carvão, rabiscava a casa inteira. Então, isso sempre esteve comigo”, afirma.

Na quinta-feira (25), a partir das 18h, o público irá conferir na exposição os seguintes trabalhos do artista plástico: três desenhos de bastão a óleo sobre papel telado e três telas a óleo de grandes formatos.

"Entre terra e água" oleo sobre tela feito pelo artista Edson Castro. (Foto: Divulgação)
"Entre terra e água" oleo sobre tela feito pelo artista Edson Castro. (Foto: Divulgação)

Circuito Gastronômico - Outro importante lançamento marca o evento ‘Alimentando a arte’. O chef Antonio Albaneze criou o ‘Pìntado ao molho de tangerina’, que é um dos pratos que integram o Circuito Gastronômico. Do dia 6 a 21 de maio, o pintado ao molho de tangerina estará disponível no cardápio da casa.

Ao Lado B, o chef fala sobre essa criação saborosa e os ingredientes que compõem o prato. Primeiro, ele fala sobre a inspiração que o levou a produzir a refeição. “Surgiu de uma ideia de fazer um prato de peixe brasileiro que tem um toque pantaneiro, mas tinha que ter um quê de gourmet, sofisticação. Então veio a ideia de ser um peixe grelhado, da banana da terra e aí eu precisava de um molho”, conta.

A princípio, Antonio teve dificuldade de colocar duas frutas no mesmo prato, mas baseado em um clássico da gastronomia ele conseguiu criar algo diferente usando o sabor acentuado da tangerina. “Acrescentei pimentas doces, tem um toque de alho e o arroz de brócolis que dá um complemento pro prato”, diz.

Prato é composto por pimentas doces e tem arroz de brocólis como acompanhamento. (Foto: Divulgação)
Prato é composto por pimentas doces e tem arroz de brocólis como acompanhamento. (Foto: Divulgação)

O II Circuito Gastronômico  "Isto é Mato Grosso do Sul – Sabores da Terra” conta com a curadoria de dois chefs renomados: Paulo Machado e Felipe Caran.

O restaurante Bom Filé está localizado na Avenida Bom Pastor, 163, Vila Vilas Boas.

Nos siga no Google Notícias