ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Artista recorre à vaquinha para revitalizar onça-pintada símbolo do Centro

Naiane Mesquita | 08/09/2015 15:16
Onça-pintada no edifício Inah no centro de Campo Grande precisa de ajuda para ser revitalizada (Foto: Divulgação)
Onça-pintada no edifício Inah no centro de Campo Grande precisa de ajuda para ser revitalizada (Foto: Divulgação)

O artista plástico Cleir Ávila lançou no sábado a campanha “A Onça quer ser Pintada”. O propósito da vaquinha na internet é revitalizar a obra com mais de 20 anos de idade e 240 m², que fica no edifício Inah, localizado na avenida Afonso Pena.

Cartão postal da cidade, a onça no prédio precisa de R$ 40 mil para ficar nova e o entrave para conseguir financiamento privado ou público fez com que o artista tivesse a ideia de recorrer à colaboração.

“Conversando com duas amigas, elas me deram a ideia de fazer a vaquinha para dar o ponta pé inicial na obra. Vimos toda a documentação necessária e sábado colocamos nas redes sociais. Eu espero conseguir R$ 40 mil e um pouco mais com a Secretaria de Cultura do Estado e talvez com a iniciativa privada”, explica Cleir.

A obra, feita em 40 dias, foi possível por meio do projeto Cores da Cidade da então FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).

“Há dez anos eu fiz uma restauração com o apoio da Vivo e agora recentemente todo o prédio foi reformado. Na época em que os condôminos me chamaram para perguntar como seria a revitalização, que eles queriam manter a obra nós precisamos conter uma infiltração. Eles reformaram tudo, passaram os produtos necessários e deu um tempo para secar a umidade. O prédio está pronto para a pintura”, diz.

Com mais de 30 anos de carreira, Cleir também é autor de outras obras famosas na cidade, como o Tuiuiú no Aeroporto e as araras da Praça da Arara.

“Os moradores se comprometeram a oportunizar os equipamentos para a pintura, agora preciso dos produtos, que são específicos para a impermeabilização e o uso de material de qualidade para resistir ao sol e a chuva”, aponta.

Quem quiser colaborar pode acessar o link da campanha.

Nos siga no Google Notícias