ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Com rimas na ponta da língua, aumentam batalhas de poesia e rap pela cidade

Slam Campão, Slam camélias e Batalha no Vagão são batalhas de poesia e rap que acontecem, geralmente, em espaços públicos da Capital

Lucas Arruda | 14/09/2017 07:06
Hoje acontece mais uma edição do Slam Campão. No dia 23 haverá um evento de arrecadação para manutenção do rolê (Foto: Rafael Silva)
Hoje acontece mais uma edição do Slam Campão. No dia 23 haverá um evento de arrecadação para manutenção do rolê (Foto: Rafael Silva)

Ultimamente, com o intuito de se descobrir novos artistas, batalhas de poesia e de rap têm acontecido aos montes pela cidade. A preferência sempre é por ocupar espaços públicos, tanto que o Slam Campão, Slam Camélias, RG Clan utilizam muito a Orla Ferroviária, Orla São Francisco, praça Aquidauana, praça Belmar Fidalgo, entre outros para realizarem seus eventos. Agora, estão começando a ir pra bares também, pensando em expandir o público.

O Slam Campão teve sua primeira edição há alguns meses e já é um sucesso. Slam é uma batalha de poesia, sendo que os inscritos devem recitar uma de sua autoria, sem figurino especial ou acompanhamento musical.

O formato do evento aqui é igual o formato da seletiva nacional que acontece todo ano em São Paulo: 20 poetas podem participar, a inscrição é gratuita e cada um tem até três minutos para se apresentar. Hoje acontece o Slam Campão Expansão Poética sem Drama, no Drama Bar, à partir das 20 horas. No dia 23, ainda sem local definido, acontece um slam para arrecadação de fundos para o evento se manter.

Próximo Slam Camélias acontece no dia 23 de setembro (Amanda Rodrigues)
Próximo Slam Camélias acontece no dia 23 de setembro (Amanda Rodrigues)

O Slam Camélias surgiu também há alguns meses e vem da necessidade do protagonismo da mulher nos rolês, principalmente por ser na rua. “Sentimos de termos nosso espaço, então resolvemos criar esse coletivo e a batalha. Ela é feita por mulheres e protagonizada por mulheres”, afirma Jessica Cândido, uma das organizadoras.

A primeira batalha do Slam Camélias aconteceu em agosto e a segunda está marcada para o dia 23 deste mês na Orla São Francisco, que fica no fim da rua 14 de julho, à partir das 17 horas. Mulheres cis (que se identificam com seu gênero de nascença) e transgêneros podem participar da batalha, a inscrição para as poetas é gratuita.

E não é só a poesia que tem invadido os espaços públicos. Coletivos de rap organizam a Batalha no Vagão, que é um duelo de MCs, competição que escolhe o melhor para concorrer na seletiva nacional. Jà organizaram batalhas no Belmar e outros lugares pela cidade. A próxima acontece sábado (16), à partir das 18 horas na Orla Ferroviária. Quem quiser participar da competição tem que pagar a inscrição, que custa R$ 5.

As batalhas estão tão fortes aqui que um dos idealizadores do Slam Campão foi convidado pela Secretaria de Cultura de São Paulo para representar Campo Grande no Slam Nacional no próximo ano. Este ano Thales, a convite dos organizadores do evento nacional, vai para conhecer o evento que acontece na Capital paulista em novembro. “Isso é muito bom, porque nós estamos organizando as seletivas aqui e o campeão da seletiva final irá competir no evento nacional para tentar ser o melhor poeta de batalha do país no próximo ano e participar do slam mundial que acontece todos os anos na França”, explica Thales Henrique.

Ter estes tipos de expressão em espaços públicos é importante para que a população se aproxime de vertentes musicais urbanas, como o rap, e também da literatura.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

A Batalha no Vagão acontece sábado na Orla Ferroviária (Foto: Reprodução Facebook)
A Batalha no Vagão acontece sábado na Orla Ferroviária (Foto: Reprodução Facebook)
Nos siga no Google Notícias