ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Concerto une misticismo e brasilidade em jornada pelo Rio Paraguai

Apresentação mistura oralidade afro-brasileira, poesia e elementos surrealistas

Por Clayton Neves | 07/12/2025 08:44
Concerto une misticismo e brasilidade em jornada pelo Rio Paraguai
Concerto mistura oralidade afro-brasileira, misticismo, poesia e elementos surrealistas. (Foto: Divulgação)

Jorge Aluvaiá e O Capuz Negro prometem uma noite de pura imaginação no próximo dia 13 de dezembro, às 19h, no Teatral Grupo de Risco. É quando será apresentada a ópera autoral “Crônica sob o Céu Lilás”, um concerto que mistura oralidade afro-brasileira, misticismo, poesia e elementos surrealistas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A ópera autoral "Crônica sob o Céu Lilás", apresentada por Jorge Aluvaiá e O Capuz Negro, será encenada no dia 13 de dezembro, às 19h, no Teatral Grupo de Risco. O espetáculo reúne 18 faixas inéditas que mesclam oralidade afro-brasileira, misticismo e elementos surrealistas, narrando a história do Mensageiro Rubro no Brasil do século XIX.A apresentação tem caráter social, disponibilizando 40 ingressos apadrinhados para jovens em situação de vulnerabilidade. Os ingressos para o público geral e para apadrinhamento, no valor de R$ 18, podem ser adquiridos através do Sympla.

O espetáculo traz 18 faixas inéditas e conduz o público por uma jornada guiada pelo Mensageiro Rubro, entidade cósmica que chega ao Brasil do século XIX e, ao perder sua capacidade de voar, decide hibernar nas profundezas do Rio Paraguai. A partir daí nasce uma travessia marcada por brasilidade, ritmos diversos, performances e referências ancestrais.

“A gente conta essa história através de um espetáculo musical, um concerto, e me utilizo também de linguagens da arte como poesia declamada para dar vida a essa proposta para trazer a potência e as possibilidades do fantástico, que é a pulsão de vida, da criatividade, da imaginação”, resume Aluvaiá.

Nesta segunda edição, a ópera ganha um gesto social. Serão disponibilizados 40 ingressos apadrinhados para crianças e adolescentes de bairros periféricos de Campo Grande que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Quem quiser apadrinhar pode adquirir a entrada na categoria “Futuros Viajantes” no Sympla. Após a compra, o ingresso é automaticamente direcionado para instituições selecionadas, que fazem a distribuição gratuita aos jovens interessados. O valor do apadrinhamento é de R$ 18.

“O fantástico é um ponto de esperança, de fuga de um mundo ruim. Então, o meu trabalho como músico é levar isso ao máximo de pessoas possível, enquanto conectamos isso à importância de ter jovens e crianças no teatro”, afirmou o cantor.

Os ingressos para o público geral também estão disponíveis no Sympla, basta buscar por “Crônica sob o Céu Lilás - Ópera espacial afro-brasileira”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.