ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 31º

Artes

De inscrição para dança a cinema, veja o que há de gratuito rolando

Editais para artistas, oficinas para o público e sessões de cinema estão com agenda aberta

Por Aletheya Alves | 26/04/2024 06:15
Apresentação da Cia do Mato, que possui projeto com inscrições abertas. (Foto: Marithê do Céu)
Apresentação da Cia do Mato, que possui projeto com inscrições abertas. (Foto: Marithê do Céu)

Principalmente com o andamento dos recursos vindos da Lei Paulo Gustavo através do município em Campo Grande, muita coisa nova está chegando nas próximas semanas. Desde editais para festivais artísticos até oficinas destinadas ao público, há várias opções gratuitas e, para ninguém perder nada, é importante ficar de olho nos prazos.

Lembrando que a Lei Paulo Gustavo veio justamente para fomentar a área da cultura nacionalmente, já que durante a pandemia o setor precisou pausar suas atividades e a retomada não tem sido fácil. Pensando nisso, confira abaixo um resumo do que já foi anunciado pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Germinando o Futuro - Cia do Mato 

A Cia do Mato - Dança Contemporânea está com inscrições abertas para cursos com diferentes modalidades. As aulas são direcionadas para idosos, profissionais da saúde e estudantes da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Apesar desse público ser o foco, toda a comunidade interessada também pode se inscrever.

As modalidades dos cursos são “atividade física em dança”, toda segunda-feira, das 14h às 16h; “dança na melhor idade”, na quarta-feira, das 15h30 às 17h30min, e quinta-feira, das 7h30min às 9h30min; e “ritmos” na terça-feira, das 9h às 11h.

Mais informações podem ser feitas consultando o grupo, enquanto as inscrições devem ser feitas clicando aqui. As aulas estão previstas para começarem no dia 15 de maio.

Workshop de videodança

Destinado aos alunos de dança da Uems e artistas de dança em geral, o workshop “Ângulos da Percepção” com Chico Neller também está com inscrições abertas. Ao todo, serão ofertadas 15 vagas e as inscrições devem ser feitas até o dia 27 de abril.

O workshop, que integra o 1º Festival no Bueiro, irá ocorrer na sala de dança da Uems durante os dias 3, 4 e 5 de maio, sendo que em cada dia será em um período diferente. O workshop também terá intérprete de letras.

As inscrições devem ser feitas clicando aqui.

Festival no Bueiro 

E, de forma geral, o Festival no Bueiro também está com convocatória aberta para os artistas. O evento é focado em apresentações de performances de dança, podendo participar artistas solos, duos, trios ou grupos. A duração mínima é de 5 minutos e máxima de 15.

Ao todo, 25 performances serão selecionadas e cada uma receberá R$ 500 de cachê. As inscrições vão até o dia 19 de maio.

Clique aqui para conferir o edital.

TransCine Circula CG 

Agora, falando de programação disponível ao público, nos dias 2, 9, 16 e 23 de maio, sempre às 18h30min, o TransCine irá levar sessões de cinema para os bairros da cidade. A mostra terá os filmes “A menina e a árvore”, “As invenções de Akins”, “Cinzas do Pantanal”, “Criação do homem e da mulher” e “O Kunumi e o Curupira”.

Todas as exibições serão gratuitas com público livre, tendo até distribuição de refrigerante e de pipoca.

A divulgação sobre os locais ainda irá ocorrer, então é necessário ficar atento ao perfil no instagram @transcinecg.

Documentário Capoeira em Campo Grande 

Contando sobre as histórias, rodas e tradição da capoeira em Campo Grande, um documentário sobre o tema já foi lançado e está disponível online. O projeto também foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e está disponível para toda a população.

Clique aqui para assistir. 

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias