ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Em roda de percussão, gerações se encontram para fazer som brasileiro

Naiane Mesquita | 30/05/2015 07:23
Primeira roda de percussão tem clima de improviso (Foto: Fernando Antunes)
Primeira roda de percussão tem clima de improviso (Foto: Fernando Antunes)

A roda começa devagarinho. O primeiro a chegar é o professor Caio Ignácio, um dos idealizadores do movimento. Ele arruma alguns instrumentos, testa os batuques de cada canto do palco, pequeno e centralizado no meio do salão. Não demora muito para os companheiros chegarem, alguns tímidos, outros entrosados, mas todos com um só objetivo: fazer um som de raiz.

O projeto Roda de Percussão - O Som dos Tambores começou na noite de quinta-feira, na sede da Associação Miguel Couto, em Campo Grande. O evento integra um movimento nacional pela valorização da percussão no País, um som tipicamente brasileiro, mas genuinamente africano.

Lorena aceitou o desafio e se juntou a roda, apesar de ter apenas 4 anos
Lorena aceitou o desafio e se juntou a roda, apesar de ter apenas 4 anos

"Nós começamos a conversar em vários Estados sobre a valorização da percussão e a movimentar a cena em várias vertentes. Em São Paulo e outras cidades, estão acontecendo workshops e cursos", pontua Caio.

Em Campo Grande, por enquanto, a ideia é realizar os encontros com instrumentistas da cena local, uma vez por mês, e no futuro promover workshops. "A percussão é renegada a um segundo plano nas bandas do País e isso não deveria ser assim. O som dos tambores, da percussão foi o primeiro som do Brasil. Queremos fazer essas reuniões, esses workshops e traçar um perfil desse trabalho no país", explica.

Ao lado de Caio, quem comanda a roda também é o professor de música Edson Nesk, que acabou de montar a Escola de Curimba, com aulas de percussão para adultos. "Ele traz esse projeto, O Som dos Tambores, de São Paulo e eu falei com ele sobre a escola e juntamos as iniciativas. Aproveitei os alunos da escola e veiculando só nas redes sociais", comenta sobre a divulgação do encontro.

De origem carioca, mas, segundo ele, "cidadão honorário" de Campo Grande, Nesk diz que agora o próximo passo é criar o Curimba Kids.

"Sou músico profissional há 22 anos, cansado da noite, de estresse, de show, estava buscando ideias e a percussão, ela é apaixonante, tive a ideia de dar aulas e comecei com aulas particulares e fui para a psicopedagogia musicalizada".

Edson Nesk montou uma escola de percussão para fugir do estresse da noite campo-grandense
Edson Nesk montou uma escola de percussão para fugir do estresse da noite campo-grandense

Para ele, os batuques teriam o poder de transformar as crianças e o estresse do dia a dia. "Os alunos foram aumentando em número, fomos tendo a ideia e o prazer de aliviar o estresse do dia a dia na percussão e entre uma conversa e outra, eles pediram para ter aulas para as crianças, até para trazer os filhos", relembra.

Se depender da opinião da pequena Lorena Ohara Pironato, 4 anos, uma das primeiras a chegar na festa, a diversão com os tambores é garantida.

Correndo de um lado para o outro, a curiosidade a fez tocar quase todos os tambores e investir em uma música no microfone. "Ela adora, sempre que dá e a mãe dela deixa eu trago ela para esses eventos. Hoje está tudo maravilhoso, adorei a ideia, quanto mais música, melhor", brinca o pai de Lorena, o flautista Bruno Pironato.

A Roda de Percussão acontece uma vez por mês na rua Joaquim Murtinho, 2204.

Nos siga no Google Notícias