ACOMPANHE-NOS    
DEZEMBRO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Espetáculo de dança leva público ao universo de Lídia Baís que ficou na Morada

Por Thailla Torres | 22/08/2018 13:04
Espetáculo de dança conversa com universo de Lídia, dentro da residência histórica que por anos foi sua morada. (Foto: Divulgação)
Espetáculo de dança conversa com universo de Lídia, dentro da residência histórica que por anos foi sua morada. (Foto: Divulgação)

Até o dia 1º de setembro, o espetáculo de dança “Eu, Lídia” narra a vida de uma das artistas mais transgressoras de Mato Grosso do Sul. Pintora, compositora e escritora, Lídia Baís é a inspiração para a obra criada pelo coreógrafo Marcos Mattos que propõe uma dança instalação dentro da Morada dos Baís.

Lídia é interpretada pelas atrizes e criadoras Ariane Nogueira, Franciella Cavalheri, Jackeline Mourão e Roberta Siqueira, da Cia Dançurbana e do Conectivo Corpomancia. As apresentações serão hoje e amanhã às às 19h30 e de 28 a 31 no mesmo horário. No último dia, 1º de setembro, às 16h30 e às 19h30. Cada sessão é limitada a 30 pessoas.

O processo de criação passou por quatro etapas. Marcos realizou uma pesquisa bibliográfica para conhecer o universo da Morada dos Baís, o processo histórico e o que a casa representa para Campo Grande, enquanto cultura e memória. Ao mesmo tempo, mergulhou na vida e nas memórias deixadas por Lídia, sua história, obras, lugares que percorreu e personalidade. Depois veio a oportunidade de entrevistas familiares, artistas e pesquisadores, para dar personalidade ao espetáculo.

A obra parte da "metodologia da assemblage" uma técnica que reúne várias informações dentro do mesmo ambiente, informações que não são iguais mas que conversam entre si e criam um sentido para a obra, aliado as escolhas dramatúrgicas, como finalização de luz e figurino.

Para compreender - No dia 25 de agosto, das 9h às 13h e das 14h às 18h, no Sesc Cultura, haverá o workshop sobre o processo criativo do espetáculo "Eu Lídia", com Ariane Nogueira, Jackeline Mourão, Franciella Cavalheri. Será momento de compartilhar os cadernos criativos, referências para composição e relatos de experiências, com intuito de também compartilhar a experiência pessoal, parte importante do processo de criação. A oficina é voltada a maiores de 18 anos e oferecerá 15 vagas.

O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. Já o Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 2270.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário