ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Espetáculo de dança leva público ao universo de Lídia Baís que ficou na Morada

Thailla Torres | 22/08/2018 13:04
Espetáculo de dança conversa com universo de Lídia, dentro da residência histórica que por anos foi sua morada. (Foto: Divulgação)
Espetáculo de dança conversa com universo de Lídia, dentro da residência histórica que por anos foi sua morada. (Foto: Divulgação)

Até o dia 1º de setembro, o espetáculo de dança “Eu, Lídia” narra a vida de uma das artistas mais transgressoras de Mato Grosso do Sul. Pintora, compositora e escritora, Lídia Baís é a inspiração para a obra criada pelo coreógrafo Marcos Mattos que propõe uma dança instalação dentro da Morada dos Baís.

Lídia é interpretada pelas atrizes e criadoras Ariane Nogueira, Franciella Cavalheri, Jackeline Mourão e Roberta Siqueira, da Cia Dançurbana e do Conectivo Corpomancia. As apresentações serão hoje e amanhã às às 19h30 e de 28 a 31 no mesmo horário. No último dia, 1º de setembro, às 16h30 e às 19h30. Cada sessão é limitada a 30 pessoas.

O processo de criação passou por quatro etapas. Marcos realizou uma pesquisa bibliográfica para conhecer o universo da Morada dos Baís, o processo histórico e o que a casa representa para Campo Grande, enquanto cultura e memória. Ao mesmo tempo, mergulhou na vida e nas memórias deixadas por Lídia, sua história, obras, lugares que percorreu e personalidade. Depois veio a oportunidade de entrevistas familiares, artistas e pesquisadores, para dar personalidade ao espetáculo.

A obra parte da "metodologia da assemblage" uma técnica que reúne várias informações dentro do mesmo ambiente, informações que não são iguais mas que conversam entre si e criam um sentido para a obra, aliado as escolhas dramatúrgicas, como finalização de luz e figurino.

Para compreender - No dia 25 de agosto, das 9h às 13h e das 14h às 18h, no Sesc Cultura, haverá o workshop sobre o processo criativo do espetáculo "Eu Lídia", com Ariane Nogueira, Jackeline Mourão, Franciella Cavalheri. Será momento de compartilhar os cadernos criativos, referências para composição e relatos de experiências, com intuito de também compartilhar a experiência pessoal, parte importante do processo de criação. A oficina é voltada a maiores de 18 anos e oferecerá 15 vagas.

O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. Já o Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 2270.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias