ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Famoso por Caramujo-Flor, Joel Pizzini leva novo filme para festival

Filme tem Nicette Bruno no elenco, atriz que morreu em dezembro de 2020.

Thailla Torres | 25/03/2021 10:15
Filme tem participação de Nicette Bruno. (Foto: Reprodução Zimba)
Filme tem participação de Nicette Bruno. (Foto: Reprodução Zimba)

O longa metragem Zimba é o novo trabalho de Joel Pizzini, o cineasta carioca que tem ligação forte com Mato Grosso do Sul, tanto pela sua produtora quanto pelo filme Caramujo-Flor baseado na obra de Manoel de Barros.

Sua nova produção foi selecionado para Mostra Competitiva da 26ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, que acontece entre 8 e 18 de abril de 2021. No dia 29 de abril previsto o lançamento nos cinemas.

Primeira exibição de Zimba, o filme tem sua estreia prevista para o dia 29/03 (dependendo da reabertura das salas).

Zbigniew Ziembinski (1908 – 1978) Zimba nasce em meio aos horrores da primeira guerra mundial.  Aos 6 anos de idade assiste a uma cena que marca sua vida para sempre: na sombria mina de sal subterrânea de Wielisczka, seu pai cuidava de corpos feridos, mutilados e mortos em combate.  Anos mais tarde dirige uma peça satirizando Hitler, os atores da peça são presos e Ziembinski foge para o Brasil.

O filme aborda a trajetória artística e existencial do ator e diretor de teatro, Ziembinski, que ao denunciar o nazismo com a peça “Genebra” de Bernard Shaw é obrigado a fugir da Polônia.

Após sua fuga, chega por acaso, ao Brasil onde se encontra com Nelson Rodrigues e monta Vestido de Noiva (1943), que revoluciona as artes cênicas no país.

Narrado em primeira pessoa, a partir de vasto material de arquivo e com participações das atrizes Nathalia Timberg, Camila Amado e Nicette Bruno, o filme recupera performances de Ziembinski no cinema, novelas e teleteatros através de um diálogo cine-teatral.

Apelido carinhoso recebido no país que o adotou, "Zimba" celebra a arte e o ideário do primeiro encenador “brasileiro", criador do teatro moderno e inovador da televisão latino-americana.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias