ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Artes

Feira Afro entra para calendário da cidade, com culinária, moda e artesanato

Com variedades de produtos da cultura afro, o evento é realizado por mulheres

Thaís Pimenta | 11/03/2018 08:58
Terceira edição da Feira Afro movimentou Campo Grande neste sábado. (foto: Marina Pacheco)
Terceira edição da Feira Afro movimentou Campo Grande neste sábado. (foto: Marina Pacheco)

Em sua terceira edição, a Feira Afro se consolida como um evento periódico em Campo Grande, itinerante e semestral. A feira é uma ação em conjunto, mas de inciativa do Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul. A Associação dos Artesãos da praça dos Imigrantes apoia essa edição, além dos organizadores da feijoada servida aos sábados.

De acordo com a diretora do Coletivo de Mulheres Negras, Ana José Alves, de 60 anos, a feira quer promover a cultura negra em todas as suas formas, do artesanato à moda, da culinária à capoeira. “A iniciativa começou no dia 25 de julho de 2017, quando fizemos aqui, na Praça dos Imigrantes, o Sarau das Negras. Convidamos alguns expositores e decidimos por organizar esse evento”, explica.

Alguns dos expositores e artistas visuais presentes. Ana é a de verde. (Foto: Thaís Pimenta)
Alguns dos expositores e artistas visuais presentes. Ana é a de verde. (Foto: Thaís Pimenta)

Turbantes, vazzi, tranças, artesanato religioso, cangas de orixás, ilustrações e grafites tomaram conta da Praça dos Imigrantes, isso sem contar o cheirinho do azeite de dendê vindo da barraquinha do Acarajé. 

Das 9h às 16h, o movimento era constante. A capoeira animou o público e trouxe a chuva. Mas mesmo debaixo d'água, os militantes não deixaram de comparecer à roda de discussão sobre o filme Pantera Negra, ministrada pelo integrante da ONG Ibis.

O protagonismo negro era visível no espaço. Ali, quem estava em minoria eram os brancos. Mas Ana destaca que qualquer um pode expor no evento, desde que trabalhe com a temática negra.

É o caso da carioca Cris Portela, de 61 anos, que leva suas produções de roupas feitas a partir de cangas, com temáticas religiosa de orixás, vendidas desde a 1ª edição da feira. "Eu também faço parte do Coletivo de Mulheres Negras porque me identifico com alguns pontos. Aqui eu estou desde o começo e vendo muito bem. Sou bem recebida e faço parte disso tudo já", diz ela.

Cada uma de suas cangas espiritualistas custa R$ 70, mas as peças de moda saem a partir de R$ 30. "Isso aqui é minha renda, é onde eu me completo. Eu quem crio as artes, compro o tecido e levo para uma costureira", explica.

Roda de capoeira chamou a chuva. (foto: Thaís Pimenta)
Roda de capoeira chamou a chuva. (foto: Thaís Pimenta)

Expositor que veio da África para o Brasil em busca de mais oportunidades, Bamba estava lá pela primeira vez. Quem faz as peças, chamadas de vazzi, bem semelhantes a um vestido túnica, é sua mãe, e ela envia as peças direto do país de origem da família. "Trabalho no centro da Capital e soube da feira por uma amiga", diz.

Direto de Mato Grosso, vieram conferir a feira os integrantes da Comunidade Quilombola do Mato Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, na intenção do intercâmbio de informações. A professora da comunidade, e também coordenadora do grupo de dança de lá, Lucilene de Pinho Ferreira, conta que se sentiu encantada com tudo que viu na praça. "Meu coração se sentiu grato ao ver a energia dos nossos ancentrais aparecendo, sendo vista. Estar aqui é promover o intercâmbio de conhecimento, trazer e aprender", explica.

Nas próximas edições, a Comunidade Quilombola irá trazer mais integrantes, inclusive para expor da Feira Afro, e quer também apresentar o projeto do grupo de dança. "Com certeza eles vão ficar sabendo de tudo que aconteceu aqui. Mas uma coisa é ouvir, a outra é ver de perto, pegar, sentir o toque, vivenciar", completa a professora.  

Curta o Lado no Facebook  e no Instagram.

Confira a galeria de imagens:

  • (Foto:Divulgação)
  • (Foto:Divulgação)
  • (Foto:Divulgação)
  • (Foto:Divulgação)
  • (Foto:Thaís Pimenta)
  • (Foto:Divulgação)
Nos siga no Google Notícias