ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Henrique de Medeiros lança novo livro “Nadas em Busca dos Tudos”

Henrique de Medeiros é o atual presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Por Thailla Torres | 15/05/2024 15:46
Henrique de Medeiros - atual presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Henrique de Medeiros - atual presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Na segunda-feira, dia 20 de maio, será a noite de autógrafos do novo livro do escritor Henrique de Medeiros - atual presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras -, que compõe uma antologia num revisitar do poeta sobre suas obras.

“Nadas em busca dos tudos” é o título desse novo trabalho, no qual a reunião de poemas dos seus livros supera-se por recriações de Henrique Alberto de Medeiros Filho das suas obras, com intervenções em formatos, sequências, sentidos das palavras, reescrevendo versos e unificando estilos da sua literatura – no colher da poesia que abrange quatro de seus livros (O azul invisível do mês que vem, Pirâmide de palavras, Que as dores se transformem em cores e Palavras correndo atrás de textos).

O livro, lançado pela Editora Letra Livre (352págs), traz ainda ensaios sobre sua obra pelas mãos de professores doutores, ensaístas, pesquisadores e escritores: Ana Arguelho, Ana Maria Bernardelli, Dênis de Moraes, Rubenio Marcelo e Raquel Naveira. No prefácio, um texto escrito em 1996 por Manoel de Barros a Henrique de Medeiros serve como uma sensível lembrança entre poetas.

A temática de Medeiros em “Nadas em busca dos tudos - poemas reunidos e revisitados” compõe antologia poética sobre o contexto moderno urbano, a dificuldade do encontro, a existência fragmentada. Seus versos criam reflexões do cotidiano singular, que ganha ritmo e harmonia na investigação sobre grandezas e misérias que envolvem a condição humana. O autor atravessa fragilidades das relações, das religiões, percorre as confusões do ser, ilusões da vida – entre sobrevivências, dúvidas e buscas pelo continuar.

Numa linguagem que no seu total é basicamente voltada para a poesia concreta, em textos fortes que tratam os fragmentos da vida e do ser, Henrique de Medeiros afirma que a abordagem traz “anseios de respostas que não se disponibilizam, no pensar do homem e seus fazeres”. Para ele, o “entendimento entre o viver e a palavra é um exercício de buscas e resgates”.

A noite de autógrafos será no dia 20 de maio, das 19 às 22h, na Rua 14 de Julho, 4653.

Nos siga no Google Notícias