A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020

09/02/2020 09:45

Higa lança souvenirs e fotos que marcaram época agora estão em leques

Ele é um dos mais premiados fotógrafos de Mato Grosso do Sul, registrou a inauguração do Parque dos Poderes, Morenão e outros

Alana Portela
Fotos de Mato Grosso do Sul foram parar em objetos, quadros e até leques (Foto: Kísie Ainoã)Fotos de Mato Grosso do Sul foram parar em objetos, quadros e até leques (Foto: Kísie Ainoã)

Um dos fotógrafos pioneiros da área em Mato Grosso do Sul, Roberto Higa lança “Souvenirs” para eternizar fotos que marcaram época. As imagens fazem parte das memórias do Estado registradas ao longo dos mais de 50 anos de carreira. É a história sendo contada através de objetos como canecas, porta copos, cartões postais e até leques estampando um de seus cliques.

“Há um tempo estava mexendo com esse novo projeto, de colocar as fotos nos objetos. Tem muita coisa que está sendo vendida a partir de R$ 10,00. São registros meus, feitos ao longo dos anos”, diz Higa. O lançamento ocorreu ontem, na Confraria Sociartista.

Aos 68 anos, ele sempre está tentando inovar para não deixar a história se perder. Em sua casa, estão acervos de fotografias tiradas há décadas, como a construção do Parque dos Poderes, inauguração do Estádio Universitário Pedro Pedrossian, mais conhecido como Morenão.

Roberto Higa fala que o lançamento é para eternizar as imagens (Foto: Kísie Ainoã)Roberto Higa fala que o lançamento é para eternizar as imagens (Foto: Kísie Ainoã)

Higa já teve AVC (Acidente Vascular Cerebral) e lida com o esquecimento provocado pelo Alzheimer. Se esquece do hoje, mas se recorda de quase tudo do passado. As imagens ajudam, claro.

No lançamento, o fotógrafo estava bem animado e não escondia o orgulho de ter feito cada uma daquelas imagens. Sorridente e atendendo a todos que chegavam, ele mostrava tudo que preparou por algum tempo para chegar até aqui. Uma das colegas e fã de seu trabalho, comenta sobre a foto que mais lhe chamou atenção.

“Ele fez o registro exato de uma gota de água que caiu e o beija-flor foi beber. É uma foto linda, que me provoca emoções. Algo surpreendente e maravilhoso e está disponível no Facebook dele”, diz Jussara Stain.

Ela é artista plástica há 35 anos e, inspirada no trabalho do amigo, resolveu levar um quadro pintado mostrando o céu de Campo Grande. “É para casar com a proposta do evento organizado por ele. É muito bom quando a gente se reúne com os artistas da terra, é uma forma de valorizar nossa cultura e ainda homenagear quem merece”, afirma Jussara.

O artista plástico, Pedro Guilherme foi prestigiar o evento (Foto: Kísie Ainoã)O artista plástico, Pedro Guilherme foi prestigiar o evento (Foto: Kísie Ainoã)
Jussara Stain levou um quadro que pintou para a exposição (Foto: Kísie Ainoã)Jussara Stain levou um quadro que pintou para a exposição (Foto: Kísie Ainoã)
Os visitantes foram conhecer o lançamento do Souvenirs (Foto: Kísie Ainoã)Os visitantes foram conhecer o lançamento do Souvenirs (Foto: Kísie Ainoã)

Quem também marcou presença no evento é o artista plástico, Pedro Guilherme. Famoso por suas esculturas de peixes, ele também resolveu dar uma força ao amigo. “O Higa é o mestre que temos na história do Estado. Faz parte da confraria, assim como eu, traz registros marcantes como o Parque dos Poderes. Merece nossas homenagens sempre”, destaca.

Akemi Higa é filha de Roberto Higa e estava ajudando o pai nas vendas dos produtos. “Eu e minha irmã Mariana Higa. Temos canecas, porta copos, fotos, leques e muitas outras coisas à venda. Além dos momentos históricos, temos estampas dos registros que ele fez da natureza, como beija-flor, ipê amarelo, etc”.

As vendas dos produtos continuam a todo vapor pelas redes socais do fotógrafo e pela página RH Souvenirs. Todas as novidades lançadas podem serem vistas através da internet. Enquanto rolava a exposição e venda, o público ainda aproveitou para curtir aquele som do Grupo Acaba.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

A mostra também contou com o som do Grupo Acaba (Foto: Kísie Ainoã)A mostra também contou com o som do Grupo Acaba (Foto: Kísie Ainoã)

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2020 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.