ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Letícia Sabatella é heroína grega em peça que já foi apresentada até na China

Naiane Mesquita | 27/11/2015 06:45
Miwa, Denise Del Vecchio e Letícia Sabatella interpretam as heroínas no palco em Campo Grande (Foto: Divulgação)
Miwa, Denise Del Vecchio e Letícia Sabatella interpretam as heroínas no palco em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Com atrizes de peso no elenco, Letícia Sabatella, Denise Del Vecchio e Miwa Yanagizawa, a peça Trágica 3 será apresentada hoje e amanhã, às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande. O texto é uma releitura de três tragédias gregas clássicas: Antígona, Medeia e Electra, e tem a direção e concepção de Guilherme Leme Garcia.

Letícia Sabatella interpreta Antígona, enquanto Denise Del Vecchio vive Medeia e Miwa Yanagizawa, a princesa Electra. Fernando Alves Pinto e Marcello H integram o elenco como Hêmon e Orestes, respectivamente, e executam a trilha original ao vivo criada por ele em parceria com Sabatella.

A peça está em processo de construção desde 2010, após Guilherme dirigir outro projeto, RockAntygona, uma adaptação de Caio Andrade para Antígona, de Sófocles.

A peça foi vencedora do Prêmio Shell na categoria Iluminação e eleito pela revista Bravo como um dos melhores espetáculos em cartaz no ano de 2010. Foi apenas quatro anos depois, que Trágica 3 estreou, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo, com temporadas em todo o país e também na China.

Antígona, Medeia e Electra são as personagens gregas que ressurgem na peça contemporânea
Antígona, Medeia e Electra são as personagens gregas que ressurgem na peça contemporânea

Na peça, as atrizes fazem performances independentes. Em Electra, Letícia é filha de Agamêmnon, rei de Argos, e da rainha Clitemnestra, Electra é irmã de Ifigênia e Orestes.

Clitemnestra nunca perdoou o marido por ter sacrificado a filha Ifigênia para apaziguar a deusa Ártemis e permitir que as tropas gregas pudessem navegar até Tróia. Depois de passar dez anos defendendo a Grécia em guerras longe de casa, Agamêmnon retorna e é morto por Clitemnestra e seu amante Egisto. Electra não se conforma e com a ajuda do irmão Orestes planeja a morte da mãe e o amante para vingar a morte do pai.

Outra heroína trágica, Medeia vivida por Denise, é apaixonada por Jasão e o ajuda a conquistar o Velocino de Ouro. Juntos, eles fogem da cidade de Cólquida para Corinto. Para garantir sua fuga, Medeia mata o irmão e joga seus pedaços ao mar. Em Corinto, Jasão se casa com Gláucia, filha do rei Creonte. Cega de dor e de ódio, Medeia decide se vingar de Jasão matando Gláucia e depois os próprios filhos.

Por fim, Antígona, é filha de Édipo em Colono e retorna para Tebas – onde seus irmãos Etéocles e Polinices disputam a sucessão do pai no trono. Os dois chegam a um acordo de se revezar por períodos de um ano no poder. Após o primeiro ano, Etéocles não cede o lugar ao irmão, que se retira da cidade e prepara uma vingança. Na luta pelo trono de Tebas, os dois se matam mutuamente.

Creonte, tio de Antígona, assume o poder e proíbe o sepultamento de Polinices e ainda ordena um funeral de herói a Etéocles.

Indignada com a ordem, Antígona decide que não deixará o irmão Polineces sem as honras fúnebres. Ela o enterra com as próprias mãos, mas é descoberta pelos soldados. Como punição, Creonte manda enterrar Antígona viva. Hêmon, filho do rei e noivo de Antígona, tenta salvá-la. Ele não consegue e comete suicídio.

Por meio do patrocínio da Petrobrás e apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a peça chega em Campo Grande. Os ingressos poderão ser adquiridos no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica na rua 26 de Agosto, 453 – centro, de quinta-feira à sábado das 14h às 20h no valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) que é valida para crianças até 12 anos, estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Nos siga no Google Notícias