ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Morre Chica Xavier, referência da representatividade negra na arte brasileira

Aos 88 anos, a atriz foi diagnosticada com câncer no pulmão e estava internada no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro

Geisy Garnes | 08/08/2020 15:11
Chica Xavier estava internada no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Instagram Luana Xavier)
Chica Xavier estava internada no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Instagram Luana Xavier)

Morreu na madrugada deste sábado (8) a atriz Chica Xavier, conhecida por papéis marcantes em novelas como "Sinhá Moça" e "Renascer". Diagnosticada com câncer no pulmão, ela estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

A morte foi confirmada pela TV Globo e pela assessoria de imprensa da atriz. Nascida em Salvador em 22 de janeiro de 1932, Francisca Xavier Queiroz de Jesus mudou-se para o Rio em 1953, aos 21 anos e se consagrou como atriz. Foram mais de 40 anos de carreira na televisão, teatro e no cinema.

Destacou-se como uma das maiores referências da representatividade negra na arte brasileira. Em 2010, recebeu o Troféu Palmares, entregue pelo extinto Ministério da Cultura, pelo trabalho de preservação e incentivo à cultura afro-brasileira.

"Uma precursora, símbolo de gerações de atrizes e atores negros, de representatividade, que trazia em cada cena ou fala traços latentes de baianidade. Nunca negou a origem", disse a TV Globo em comunicado divulgado pelo site G1 do Rio de Janeiro.

Chica Xavier esteve na montagem de 1956 de "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes. Atuou também em novelas como "Dancin' Days" (1978), "Pátria minha" (1994), "Cara & Coroa" (1995), "O rei do gado" (1996) e "Força de um desejo" (1999), além da minissérie "Tenda dos milagres" (1985). Seu último trabalho na TV foi "Cheias de charme" (2012).

Em 2013, Chica Xavier foi tema da biografia "Chica Xavier: Mãe do Brasil", escrita por Teresa Montero.

Após sua morte, artistas usaram as redes sociais para prestar homenagens a mulher que foi referência no brasil. "Obrigado, Dona Chica, por inspirar e se doar como se doou. Obrigado pelo amor e talento que nos ofereceu", escreveu o ator Lázaro Ramos. A atriz Taís Araújo comentou: "O céu recebe hoje a nobreza. Entre nós vivia uma nobre, uma rainha elegante, sábia, afetuosa, agregadora, ombro e colo para muitos. Salve a rainha Chica Xavier!".

Nos siga no Google Notícias