ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Morre músico Geraldo Roca, compositor do "Trem do Pantanal"

Geraldo Roca

Paula Maciulevicius | 25/12/2015 14:23
Geraldo Roca em entrevista em 2012, falando do Trem do Pantanal. (Foto:Arquivo/Simão Nogueira)
Geraldo Roca em entrevista em 2012, falando do Trem do Pantanal. (Foto:Arquivo/Simão Nogueira)

Morreu nesta sexta-feira (25), o músico e compositor Geraldo Roca, aos 57 anos. As primeiras informações apuradas pelo Campo Grande News dão conta de que Geraldo cometeu suicídio com um tiro na cabeça na própria residência, no bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande. A perícia está no local.

A mulher e a filha estavam no local na hora da morte, que ocorreu por volta das 11 horas, mas a pedido da família, o Lado B só divulga agora.

Geraldo é dono dos versos que mais traduzem Mato Grosso do Sul. Considerado "hino" do Estado, ao lado de Paulinho Simões, compôs "Trem do Pantanal", que ganhou centenas de gravações na voz de diferentes artistas, inclusive, do Bando do Velho Jack.

Também são dele músicas que ganham gerações no Estado, populares em barzinhos de Campo Grande, como Mochileira e Uma pra Estrada.

Viagem - Foi rumo a Santa Cruz de La Sierra, na década de 70, enquanto um velho trem atravessava o Pantanal, que Geraldo trilhou os versos da canção, dentro de uma das cabines. “Dentro de trem, pegamos o violão e a música saiu em meia hora. Eu disse é óbvio demais os primeiros versos”, falou ao Lado B em entrevista em 2012. 

Apesar da fama vir pelo Pantanal, o compositor sempre fez questão de deixar claro que a canção fala da fuga da ditadura militar. A primeira apresentação da música foi feita no Teatro Tablado, no Rio de Janeiro. Modesto, Roca disse que não fez a letra pensando no auge. “A música não escolheu essa repercussão, a repercussão que escolheu a música”. 

Geraldo nunca foi de badalações, o último CD lançou em 2003. Fazia poucos shows ao ano, mas em 2015 voltou a compor e se preparava para gravar novamente. 

Geraldo Roca deixa dois filhos. 

Nos siga no Google Notícias