ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Mostra de Teatro tem de filmes a espetáculos de graça até fim do mês

Paula Maciulevicius | 17/03/2015 16:42
"Os Guardiões", do Teatral Grupo de Risco compõe mostra. (Foto: Helton Perez)
"Os Guardiões", do Teatral Grupo de Risco compõe mostra. (Foto: Helton Perez)

Espetáculos da Capital e do interior do Estado formam a agenda de programação da Mostra Sul-mato-grossense de Teatro Boca de Cena que começa nesta quarta-feira, dia 18 e segue até o fim do mês. No palco, exibição de filmes e apresentação de peças gratuitas como "O Bote da Loba", "Rubens Correa - Um Grande Artaud de Aqui" e "O Baixio dos Doidos" e o espetáculo "Tudo Porã por aqui" de Emmanuel Marinho.

Além de comemorar o Dia Internacional do Teatro e o Dia Nacional do Circo, em 27 de março, uma das propostas do evento é de mostrar como o teatro se dinamiza em diferentes espaços. 

De amanhã até o dia 22, o projeto Cine Cênico apresenta o Teatro no Cinema, mostra de filmes procedentes da dramaturgia universal. Todas as sessões terão entrada gratuita e serão realizadas no MIS (Museu da Imagem e de Som) às 19h. Para ver a programação completa dos filmes, clique aqui. 

Na semana que vem, a partir do dia 24, começam os espetáculos:

Programação

24/03 – Terça
20h - Teatro Aracy Balabanian
Abertura da Exposição Roberto Figueiredo
Abertura Oficial do Boca de Cena – Mostra Sul-mato-grossense de Teatro

20h30 – Teatro Aracy Balabanian
Rubens Corrêa - Um Grande Artaud de Aqui...
Grupo Palco/Campo Grande/MS
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos

Sinopse: Monólogo sobre a vida e arte do consagrado ator mato-grossense, Rubens Corrêa e sua paixão pela obra de Antonin Artaud. Dramaturgia com trechos de obras de Artaud, colagens de textos de William Shakespeare e textos do ator, dramaturgo e diretor Espedito Di Montebranco. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2012 e Prêmio Rubens Corrêa de Teatro 2013.

25/03 - Quarta
14h – Local: Teatro Aracy Balabanian
Era uma vez... Branca de Neve
Grupo Teatral Cênika/Campo Grande/MS
Classificação: Livre
Duração: 55 minutos

Sinopse: Uma Fada e um Elfo, cansados dos contos comuns, narram a clássica história infantil de forma diferente. Com muito humor e interpretação irreverente, o espetáculo aborda o respeito às diferenças e valores para uma sociedade melhor.

20h30 – Local: Teatro Aracy Balabanian
Olhos que tivemos
Núcleo Teatral Isadora/Dourados/MS
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos

Sinopse: Esta é a história de Isadora em um território de passagem, uma zona de transição como um tempo/lugar fértil para a esperança individual e as utopias sociais. Isadora como espelhos de Isadoras mães, avós, filhas, pais, irmãos e irmãs. Isadoras que aprenderam que, ao longo da vida, uma pessoa pode fingir muitas coisas, mas não sua própria felicidade. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio FUNARTE de teatro Myriam Muniz 2013

"E o meu cabelo arrepiou", da Cia. Maria Mole de Corumbá também se apresenta por aqui. (Foto: Helton Perez)
"E o meu cabelo arrepiou", da Cia. Maria Mole de Corumbá também se apresenta por aqui. (Foto: Helton Perez)

26/03 – Quinta
19h – Escola Estadual General Malan
Tudo Porã por aqui
Emmanuel Marinho/Dourados/MS
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Sinopse: ‘A palavra ‘Porã’, em Guarani, significa algo “bonito e bom” e traduz a simplicidade, a delicadeza e força das palavras criadas e interpretadas pelo consagrado poeta Emmanuel Marinho.Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2012.

20h30 – Teatro Aracy Balabanian
O Experimento Tirésias
Rick Thibau/Campo Grande/MS
Duração: 55 minutos
Classificação: 12 anos

Sinopse: Tirésias foi o mais famoso adivinho cego da Grécia clássica que recebeu diretamente de Zeus o dom da leitura de pensamentos e da previsão do futuro. Os fenômenos que o mentalista Rick Thibau apresenta neste espetáculo são dessa mesma natureza. O público é convidado a mergulhar num mistério milenar e participar ativamente da construção de insólitas maravilhas mentais

27/03 – Sexta
11h – Calçadão da Rua Barão do Rio Branco
Tristão e Isolda
Cia. Última Hora de Teatro/Dourados/MS
Duração: 40 minuto
Classificação: Livre

Sinopse: Conto medieval encenado na rua, com música ao vivo e versos apaixonados, para narrar a trágica e triste história de amor impossível de Tristão e Isolda. O espetáculo foi contemplado pelo Premio FUNARTE Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro/2014).

19h – Teatral Grupo de Risco
Os Guardiões
Teatral Grupo de Risco/Campo Grande/MS
Duração: 50 minutos
Classificação: 16 anos

Sinopse: Um Pantanal sui generis, com habitantes em uma relação simbiótica com o território em que vivem. O desequilíbrio chega quando ambiente e tradições se transformam com o desenvolvimento. O espetáculo é uma construção coletiva do grupo que integra uma trilogia sobre a história de Mato Grosso do Sul.

20h30 – Teatro Aracy Balabanian
O Baixio dos Doidos
Fulano di Tal/Campo Grande/MS
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos

Sinopse: Um homem juntando numa caixa de papelão suas coisas para se mudar. São os últimos 60 minutos no apartamento onde viveu um grande amor que também será encaixotado. O que o levou para ali, desde o nascimento no "Baixio dos doidos", até o fim do relacionamento são descritos no monólogo. Prêmio Rubens Corrêa de Teatro 2014.

28/03 – Sábado
11h – Calçadão da Rua Barão do Rio Branco
Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno
Teatro Imaginário Maracangalha/Campo Grande/MS
Duração: 50 minuto
Classificação: Livre

Sinopse: O espetáculo narra a trajetória do líder guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas. A palavra que dá nome ao espetáculo, Tekoha, tem um significado peculiar. “Teko” significa modo de estar, sistema, lei, hábito, costume. Tekoha, assim, refere-se à terra tradicional, ao espaço de pertencimento da cultura guarani.
A peça foi premiada no 30º Festival Sul-mato-grossense de Teatro da FESMAT (Federação Sul-Mato-Grossense de Teatro) em 2011, como Melhor Espetáculo, Direção, Dramaturgia, Figurino e Sonoplastia na categoria rua; em 2010 recebeu o Prêmio FUNARTE Artes Cênicas nas Ruas.

19h – Teatral Grupo de Risco
O Bote da Loba
Mercado Cênico/Campo Grande/MS
Duração: 50 minutos
Classificação: 18 anos

Sinopse: No último texto escrito por Plínio Marcos, duas personagens, Veriska, uma maga e Laura, casada, apresentam a angústia de mulheres que não sabem lidar com sua própria sexualidade e, por extensão, de sua sexualidade relacionada aos seus parceiros. Prêmio Rubens Corrêa de Teatro/2013.

20h30 – Estação Rodoviária (Antiga)
Verdades Inversas
Flor e Espinho Teatro/Campo Grande/MS
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Sinopse: Imprensa sensacionalista, razão e loucura, verdades e inversões são o foco desta montagem de teatro de rua, a partir de uma estética em que cenas e público se deslocam em diferentes espaços no correr da trama. Prêmio Rubens Correa de Teatro 2014.

22h30 – Estação Ferroviária
E o meu cabelo arrepiou
Cia. Maria Mole/Corumbá/MS
Duração: 45 minutos
Classificação: 12 anos

Sinopse: Década de 50, em clima de suspense e terror, a cidade de Corumbá (MS), é assombrada por bruxas, fantasmas e lobisomens. Inspirado no livro “Fatos Verídicos”, de X-Panzé, uma coletânea de textos do jornal “O Momento”.

Nos siga no Google Notícias