ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Mostra Sci-fi movimenta programação cultural no Sesc Cultura esta semana

Thaís Pimenta | 21/05/2018 12:50
Cena do filme italiano "O planeta dos vampiros", de Mario Bava. (Foto: Reprodução)
Cena do filme italiano "O planeta dos vampiros", de Mario Bava. (Foto: Reprodução)

Como estava programado, o Sesc Cultura segue fomentando o audiovisual em Campo Grane e entra na segunda semana com a programação da “Mostra Sci-fi”, uma jornada de quatro décadas pelo fantástico mundo dos filmes categoria B de ficção científica. As exibições da mostra são gratuitas, começam às 19h, e depois do filme acontece uma sessão de debates com Daniel Rockenbach, o curador da mostra, junto com o professor da UFMS, Ramiro Giroldo.

Nesta quarta-feira (23), “O planeta dos vampiros” (1965), sob direção de Mario Bava foi o filme escolhido para ser debatido. O filme se passa em um futuro não muito distante e acompanha uma missão de investigação de um misterioso planeta chamado Aura, lança duas naves no espaço, Argos e Galliot.

Ao chegarem na superfície do planeta desconhecido, a tripulação começa a lutar uns contra os outros sem entenderem motivo. Os impulsos agressivos passam e eles decidem procurar pela nave Argos porém, quando a encontram, descobrem que toda a tripulação morreu lutando entre si. Eles descobrem que o estranho planeta é habitado por seres alienígenas sedentos por sangue, que desejam fugir do seu mundo.

Na quinta-feira é a vez do “Fuga no século 23” (1976), de Michael Anderson. A sinopse do longa americano narra a vida da populaão que vive de forma perfeita no século 23. Todos tem direito ao bom e o melhor. Porém, não podem ultrapassar a idade de 30 anos. Logan (Michael York) é a pessoa responsável por repreender os que não cumprem a regra. Até o dia em que ele atinge a idade permitida, decidindo por fugir.

Encerrando a mostra, na sexta-feira, “Eles vivem" (1988), de John Carpenter. narra a vida de John Nada (Roddy Piper), um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa fábrica. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive.

Na confusão, Nada encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Nada percebe que os invasores já estão controlando o planeta e, juntamente com seu companheiro de trabalho Frank (Keith David), decide se engajar no movimento de resistência, que é perseguido como subversivo pela polícia.

De acordo com Daniel, a mostra destaca a ficção científica no cinema em quatro décadas, e nesta semana apresenta produções dos anos 60, 70 e 80. O Sesc Cultura fica na Avenida Afonso Pena, 2270.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias