ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  07    CAMPO GRANDE 19º

Artes

MS terá jornada inédita para celebrar patrimônio cultural, raízes e saberes

Evento será em agosto e convida comunidades a valorizar histórias locais em todo o Estado

Por Jéssica Fernandes | 07/07/2025 17:29
MS terá jornada inédita para celebrar patrimônio cultural, raízes e saberes
Museu José Antônio Pereira, localizado no Bairro Jardim Monte Alegre, na Capital. (Foto: Acervo Fundtur)

A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) lançou nesta segunda-feira (7) o convite para a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural, prevista para agosto de 2025. Em parceria com o IPHAN/MS (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a iniciativa quer valorizar os bens culturais, materiais e imateriais, e fortalecer o vínculo das comunidades com seu território.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lançou o convite para a 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural, que acontecerá em agosto de 2025. O evento, realizado em parceria com o IPHAN/MS, tem como tema "Caminhos de Memória: Territórios, Saberes e Resistências".A iniciativa visa valorizar os bens culturais materiais e imateriais do estado, abrangendo desde modos de vida pantaneiros até a cultura da erva-mate. As inscrições são gratuitas até 30 de julho, com programação que inclui exposições, oficinas e rodas de conversa. O encerramento acontecerá em setembro de 2025, com a realização da 1ª Jornada de Educação Patrimonial.

Inspirada em experiências como as jornadas de São Paulo, Minas Gerais e as Journées du Patrimoine, da França, a ação marca as comemorações do Dia Estadual de Valorização do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto, com o tema “Caminhos de Memória: Territórios, Saberes e Resistências”.

A edição de 2025 propõe um olhar para as raízes culturais do estado, abrangendo desde os modos de vida pantaneiros até as línguas de resistência, festas populares, patrimônio arquitetônico, saberes tradicionais e especialmente a cultura da erva-mate, símbolo de identidade coletiva.

As atividades podem ser propostas por instituições públicas, privadas e comunitárias, com liberdade criativa. Estão previstas exposições, rodas de conversa, visitas guiadas, oficinas em escolas, projeções audiovisuais, feiras, cines-patrimônio e campanhas de salvaguarda.

As inscrições são gratuitas e seguem até 30 de julho, pelo link: https://abre.ai/jornadapatrimonioms. Os participantes receberão um press-kit com identidade visual, modelos de certificado e orientações para uso do Selo da Jornada Estadual do Patrimônio.

Conforme divulgado pela FCMS, as experiências mais relevantes poderão integrar publicações oficiais de Boas Práticas de Patrimônio e Educação Patrimonial em MS.

O encerramento oficial da Jornada acontecerá em setembro de 2025, com destaque para a realização da 1ª Jornada de Educação Patrimonial e o 15º Simpósio de Educação, nos dias 14 e 15 de agosto, eventos que devem reunir educadores, pesquisadores e agentes culturais de todo o estado.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: patrimonioculturalfcms@fcms.ms.gov.br ou pelo telefone/whatsapp (67) 3316-9155.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias