ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Na homenagem ao Dia do Artesão, semana traz feira e oficinas gratuitas

Evento on-line acontece a partir do dia 19; programação inclui feira de artesanato e oficinas sobre técnicas

Raul Delvizio | 05/03/2021 16:36
Na 13ª edição da Semana do Artesão, até feira será em formato on-line (Foto: Edemir Rodrigues)
Na 13ª edição da Semana do Artesão, até feira será em formato on-line (Foto: Edemir Rodrigues)

Dos dias 19 a 26 de março, a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) realiza a 13ª edição da Semana do Artesão. Por causa da pandemia de covid-19, porém, será a primeira vez totalmente on-line. Na programação, feira de artesanato, palestras e oficinas de técnicas artísticas – tudo gratuito. As inscrições já estão abertas.

Este é o principal evento de homenagem ao Dia do Artesão, comemorado em 19 de março – e que no ano passado não houve edição. “Sabendo da importância da semana e ciente da atual realidade pandêmica, conseguimos adaptar a programação para o formato on-line, uma experiência única que promete fazer desse momento difícil um singelo tribulo aos nossos artesãos, gerando renda por meio da feira, capacitações e difundindo as técnicas de artesanato”, explica Katienka Klain, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS.

A lista completa de atividades já está disponível em um documento on-line. Para cada inscrição, é necessário fazer uma inscrição específica.

A Semana do Artesão é realizada anualmente pela Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS com o apoio de entidades representativas dos artesãos no estado, além do Sebrae/MS e da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Homenagens – Neste ano, duas artesãs serão as agraciadas pelas Entidades Classistas do Artesanato de MS pela importância e trajetória na arte sul-mato-grossense.

A primeira delas é Elizabeth Marques, escultora ponta-poranense que tem em suas obras referências pantaneiras, do cavalo à onça pintada, passando por São Francisco, Santas, Fridas e outros personagens. Trabalha também com fibras do cerrado e produz tecelagem, cestaria e flores em fibras de bananeira, buriti e taboa.

Já Carmen Barcelos é natural do município de Aparecida do Taboado. Na sua trajetória, foi a fundadora da primeira sala de alunos especiais do ensino público, isso no ano de 1978. Sua história na arte se mistura entre linhas, crochês e bordados, além de atividades voluntárias em entidades filantrópicas, em associações de artesãos e igrejas.

Mais informações sobre a Semana do Artesão podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9107.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias