ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Artes

No formato "haicai", crianças expõem poemas inspirados e inspiradores

O olhar dos pequenos sobre o cotidiano e suas experiências se revelou nas mini estrofes

Lucia Morel e Mirian Machado | 14/11/2021 12:54
Poemas foram bordados em tecido de juta. (Foto: Paulo Francis)
Poemas foram bordados em tecido de juta. (Foto: Paulo Francis)

Num varal de poesia, crianças da Associação Amigos de Maria, do Jardim Noroeste, apresentaram suas criações em haicai – estilo de poemas curtos – na edição de hoje da Praça da Bolívia, no Bairro Jardim dos Estados e o sucesso foi tanto que amanhã vão expor no Sarau de Segunda, na Praça Cuiabá.

O olhar dos pequenos sobre o cotidiano e suas experiências se revelou nas mini estrofes que tratavam de temas diversos, desde religiosos a ambientais e até do que leram em livros.

Daniel Vinícius, de 11 anos, se orgulha em falar que já tem dezenas de poemas em haicai e o que expôs na feira tratava de algo inspirado ao passar em frente a uma igreja com os amigos. “Enquanto na igreja o padre ora, de lá de cima jesus olha”.

Daniel, de 11 anos, já tem diversos poemas escritos. (Foto: Paulo Francis)
Daniel, de 11 anos, já tem diversos poemas escritos. (Foto: Paulo Francis)

Para ele, que ainda não sabe o que quer ser quando crescer, as poesias nascem daquilo que ele vê no dia a dia e a única certeza, por enquanto, é que ele quer “ser um pouco de tudo, menos roubar”.

Inspirada na palavra “noite”, Kemylly Rhianna, 12 anos, apresentou a seguinte poesia no varal: “Se bom dia é de dia e boa noite é de noite, então o que diremos quando for meia-noite?”. Ela conta que cria os poemas a partir de uma palavra que escolhe e então, cria o restante do verso.

A presidente da associação, Caroline Mendes, de 39 anos, conta que a entidade atende 140 famílias e às crianças, oferece cursos como o de poesia no contraturno escolar. “É a primeira exposição que fizemos e para as crianças é uma experiência lúdica e multicultural”, relata ao falar da presença da Feira da Bolívia.

Criações expõem inspirações diversas. (Foto: Paulo Francis)
Criações expõem inspirações diversas. (Foto: Paulo Francis)

Os poemas foram bordados por uma professora do projeto em tecido de juta. A escolha foi porque em papel eles se perderiam. “No tecido pode lavar que não sai”, disse Rogéria Fonseca, que é professora de Literatura e responsável pelos bordados. Ao todo, 20 poesias foram expostas.

Nos siga no Google Notícias