A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

03/02/2017 09:50

Nova editora surge forte para garantir direitos autorais e distribuição digital

Escritório da Editora CertFica foi inaugurado ontem em Campo Grande, com presença de artistas

Informe Publicitário
Loubet (cantor) Alessandra Piano (advogada) Badeco (empresário) sócios da editora. (Foto Marcos Erminio)Loubet (cantor) Alessandra Piano (advogada) Badeco (empresário) sócios da editora. (Foto Marcos Erminio)

Empresa que há 10 anos preserva a criação de empreendedores no Brasil, agora garante direitos e remuneração a quem faz arte. A CertFica Marcas e Patentes cresceu e nasce em Mato Grosso do Sul também como editora musical, para registro, arrecadação de direitos autorais e divulgação dos trabalhos.

Com escritório recém inaugurado em Campo Grande, a Editora CertFica protege os direitos dos compositores e interpretes. A experiência no registro de marcas e patentes faz com a empresa surja forte no Estado, com o peso da credibilidade conquistada junto a mais de mil clientes.

"Crescemos muito, graças a confiança em nosso trabalho. Então, é natural o avanço para essa área de direitos autorais. Como Mato Grosso do Sul é um lugar muito forte musicalmente, principalmente, pelo sertanejo, resolvemos investir aqui", diz a sócia-fundadora do Grupo Certifica, Alessandra Piano.

Loubet, Alessandra, Thais Guenka (expert em proteção e arrecadação dos direitos autorias) e Badeco em noite de inauguração da editora. (Foto Marcos Ermínio)Loubet, Alessandra, Thais Guenka (expert em proteção e arrecadação dos direitos autorias) e Badeco em noite de inauguração da editora. (Foto Marcos Ermínio)

Na internet, a empresa também faz a distribuição digital das canções em 23 plataformas, como Itunes, Deezer, Amazon e Google Play. Mas a promoção das músicas vai muito além, envolve planejamento para potencializar os resultados.

“O foco da distribuição digital não é somente distribuir nas plataformas, mas realizar um planejamento estratégico de marketing para atingir o público alvo do artista, gerando assim maior visibilidade do álbum”, explica a responsável por esse trabalho, Thaís Guenka.

Ainda cabe à CertFica divulgar canções inéditas para comercialização em todo o País. Além de uma grade enorme de contatos nesse universo musical, um dos sócios da editora é o cantor Loubet, o que abre ainda mais portas a quem sonha ouvir sua composição na voz de algum artista consagrado. “Essa é uma parte super gratificante. Porque qual compositor não quer ver sua música estourar no Brasil?”, comenta Alessandra.

Além de registrar e promover as canções, em tempos de muita execução em meios digitais, se aliar à seriedade de uma editora é a garantia de retorno pelo trabalho autoral, e de maneira eficiente.

Compositores Thales Belchior e Thiago Machado cantaram na festa de inauguração nesta quinta-feira. (Foto Marcos Erminio)Compositores Thales Belchior e Thiago Machado cantaram na festa de inauguração nesta quinta-feira. (Foto Marcos Erminio)
Lorenzo Castro (cantor) de costas, Max Santana (produtor musical) e Walter Filho (cantor) durante lançamento da editora. (Foto Marcos Ermínio)Lorenzo Castro (cantor) de costas, Max Santana (produtor musical) e Walter Filho (cantor) durante lançamento da editora. (Foto Marcos Ermínio)

A CertFica providencia toda a parte burocrática para que o artista receba e tem ferramentas para acompanhar a exploração dessas músicas por serviços como Apple Music, Kboing, Beats 1, Spotify e Vevo.

Mas para ganhar pelo trabalho, o autor/compositor tem de ter seu repertório devidamente cadastrado e constantemente atualizado. "A função da editora musical é justamente realizar o cadastro dessas obras e administrar o recolhimento desses direitos no ECAD", explica Thaís.

Para ser representado pela editora, o compositor precisa se cadastrar com documentos pessoais, depois repassar letra e melodia a serem registradas. O único valor cobrado nessa primeira fase é o referente ao reconhecimento de firma do contrato. Após esse processo, a Certifica cobra apenas um percentual da arrecadação dos direitos autorais.

Se você quer conhecer mais sobre a Editora CertFica, siga a empresa no Facebook.

O escritório em Campo Grande fica na Rua Luís Braile, número 309, Bairro Monte Castelo. O telefone é (67) 3043-0027.

David Mendes (promoter) Felipe Cruz (empresário) Felipe Cavagnoli (cantor), Jazia e Ana Luiza Espíndola, na inauguração da CertFica. (Foto Marcos Ermínio)David Mendes (promoter) Felipe Cruz (empresário) Felipe Cavagnoli (cantor), Jazia e Ana Luiza Espíndola, na inauguração da CertFica. (Foto Marcos Ermínio)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.