ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Artes

ONU lança documentário que fala sobre miséria e resistência dos guarani kaiowá

Ângela Kempfer | 13/09/2017 08:57
Imagem da reserva de Dourados.
Imagem da reserva de Dourados.

A luta das comunidades guarani kaiowá de Mato Grosso do Sul é mais uma vez destaque em material produzido pela ONU (Organização das Nações Unidas). A nova tentativa de conscientizar sobre a necessidade de discutir a realidade nas aldeias veio em forma de documentário e em comemoração aos 10 anos da Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A intenção do filme “Guarani e Kaiowá: Pelo direito de viver no Tekoha”, segundo a ONU/Brasil, é mostrar a importância dos povos indígenas na formação e riqueza da sociedade e como eles são ameaçados.

O documentário reforça que "a situação territorial é dramática e provoca uma série de abusos de direitos humanos no Brasil"

No projeto executado pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), a equipe percorreu cerca de mil quilômetros em Mato Grosso do Sul, visitando a Reserva Indígena de Dourados e pequenas aldeias guarani do Estado, que são exemplos de confinamento humano. 

A ONU/Brasil tem produzido vários documentários sobre a realidade indígena guarani, o maior grupo étnico hoje no País. No canal da organização no Youtube há um vasto material sobre o assunto, inclusive, falando sobre os suicídios dentro da comunidade. 

Nos siga no Google Notícias