ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Projeto gratuito leva dança, identidade e cultura ballroom às ruas

A proposta é gratuita, aberta ao público e acontece nos dias 19 e 20 de julho; veja programação

Por Thailla Torres | 19/07/2025 10:34
Projeto gratuito leva dança, identidade e cultura ballroom às ruas
Registro de apresentação de artistas do Festival Afronta em Campo Grande. (Foto: Divulgação Festival Afronta)

Neste final de semana, Campo Grande recebe a segunda edição do Projeto Convida, que une dança, identidade e resistência, com foco na comunidade preta, trans, periférica e LGBTQIAPN+. A proposta é gratuita, aberta ao público e acontece nos dias 19 e 20 de julho, com oficinas e atrações culturais em dois locais da cidade.

O destaque desta edição é a presença de Eva Klandestina, uma das maiores referências da cena ballroom brasileira. Cearense, preta, travesti, dançarina e performer, Eva representa uma cultura que cresce nos grandes centros e agora ecoa também nas periferias de Mato Grosso do Sul.

“Levar essas vivências para todas as regiões da cidade, com artistas trans, é o que faz tudo isso pulsar. E já na segunda edição ter um nome como a Legendary Eva Klandestina é uma honra, porque ela representa exatamente o que queremos provocar: transformação”, explica Jéssica Cândido, coordenadora do Festival Afronta, que organiza o projeto junto com a Hands Up MS – primeira house de ballroom do Estado.

Programação

  • Sábado (19/07), às 17h – Vivência de Brega Funk com Eva Klandestina, na Estação Cultural Teatro do Mundo (Rua Barão de Melgaço, 177 – Centro).

  • Domingo (20/07), às 16h – Esquenta do Festival Afronta, no Capivas Cervejaria, com: aulão com Eva; DJ Gabis (Dourados); Serena MC; roda de samba com Xandão do Cavaco e Grupo Ginga Brasil; e uma Vogue Night encerrando a noite com brilho, atitude e ancestralidade.

Para Zuri Oliveira, que integra tanto o Afronta quanto a Hands Up, o projeto é mais do que dança. “A ballroom é trans, preta, periférica e potente. E agora, com o Afronta, levamos essa grandeza para os bairros, as praças, com um projeto protagonizado por pessoas trans, reverberando nossa excelência nos quatro cantos da cidade.”

Mais informações estão disponíveis no Instagram oficial: @afronta.prod

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias