ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Retratando o cotidiano de MS, exposição de arte Naif fica aberta até novembro

Lucas Arruda | 01/09/2015 17:30
Espaço conta com obras de 13 artistas do Estado (Foto: Vanessa Tamires)
Espaço conta com obras de 13 artistas do Estado (Foto: Vanessa Tamires)

Considerada ingênua, a arte Naif tem o autodidatismo como uma de suas marcas. Na última segunda-feira (31), foi inaugurada no Espaço Energisa a exposição do estilo, com obras de 13 artistas sul-mato-grossenses. A exposição segue com entrada gratuita até o fim do mês de novembro, no Espaço Energisa.

A arte Naif surge da vontade do artista de representar seu cotidiano, muitas vezes inventando seus próprios recursos para compor quadros com paisagens, festas populares, atividades de lazer, afazeres domésticos, entre outros temas.

O cotidiano de Mato Grosso do Sul são retratadas nas obras
O cotidiano de Mato Grosso do Sul são retratadas nas obras

“Apesar de pintarmos o cotidiano, não estamos preocupados em fazer uma fotografia, até porque ela já existe. Fazemos algo de uma forma mais simples, mais agradável ao olhar, mas não perdendo o foco do cotidiano, as pessoas percebem que é ele representado ali”, explica a artista plástica Patrícia Helney, que tem sete obras expostas na mostra, que retratam em sua maior parte as festas populares de Mato Grosso do Sul, como a festa do Divino e a festa de Santo Antônio.

Já a artista Anelise Godoy tem um trabalho que transita entre o Naif tradicional e o Naif contemporâneo, já que passa em seu trabalho um pouco mais de modernidade. “Muitos dizem que o Naif é o artista que não possui conhecimento acadêmico, mas com os artistas atuais já não é mais bem assim, temos obras mais elaboradas também”, afirma a artista que retratou o interior e fazendas para a exposição.

A mostra também conta com os bugrinhos da maior escultora de Mato Grosso do Sul, Conceição dos Bugres. As esculturas fazem parte do acervo pessoal de Yara Penteado.

Esta é a segunda exposição que acontece no espaço, a primeira foi do artista plástico Ílton Silva.

Além das três artistas, a exposição conta com obras de Cecílio Vera, Hilda Kobayashi, Isac Saraiva, Juracy Mello, Lúcio Laranjeira, Marcelo Ibañez, Sidney Nofal, Ramão Lopes de Oliveira, Rosa Maria da Silva e Tita.

O Espaço Energiza fica na avenida Afonso Pena, 3.901, Jardim dos Estados e funciona de segunda a sexta das 8h às 17h e no sábado das 8h às 13h. Mais informações pelo telefone 3398-5640.

Esculturas de Conceição dos Bugres também estarão expostas na mostra
Esculturas de Conceição dos Bugres também estarão expostas na mostra
Nos siga no Google Notícias