ACOMPANHE-NOS    
MAIO, DOMINGO  31    CAMPO GRANDE 20º

Artes

Semana do Artesão começa hoje com Noite Cultural na Esplanada Ferroviária

Até domingo eventos ocorrem na Casa do Artesão, Praça dos Imigrantes, Cidade do Natal e Assembleia Legislativa.

Por Guilherme Henri | 19/03/2019 12:19
Peças produzidas por artesãos de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)
Peças produzidas por artesãos de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

A 12ª Semana do Artesão será oficialmente aberta nesta terça-feira (19) a partir das 19h, com a Noite Cultural. O evento ocorre na Museologia, na Esplanada Ferroviária, com homenagem ao artesão Elpídio de Freitas, show musical, dança e sorteio de brindes.

Segundo divulgado pela prefeitura, os eventos seguem até o dia 24, com homenagens, exposições, feira, apresentações culturais na Casa do Artesão, Praça dos Imigrantes, Cidade do Natal e Assembleia Legislativa.

Cronograma - Depois da abertura, o próximo evento está programado para amanhã (20) com a Noite Honrosa na Assembleia Legislativa. Às 19h haverá solenidade de entrega da Medalha Conceição dos Bugres aos artesãos que se destacaram em 2018.

No a quinta-feira (21), será o “Dia do Artesão na Casa”, exposição de artesanato dos homenageados pelas entidades do Setor Artesanal de MS, com apresentação musical e sorteio de brindes na Casa do Artesão, às 17h.

No dia seguinte, será reinaugurado o Centro Referencial de Artesanato de Mato Grosso do Sul, às 19h, no Memorial da Cultura e da Cidadania. O Centro foi inaugurado em 21 de março de 2007, e expõe o acervo permanente do Artesanato de referência cultural do Estado. Esteve fechado deste novembro de 2017 e agora é reinaugurado com novas aquisições ao acervo e restauração das peças antigas.

No dia 23, sábado, será realizado o Café com Arte, na Praça dos Imigrantes, às 10h, em homenagem aos artesãos, com feira de artesanato e apresentações culturais.

Encerrando a programação, a Cidade do Natal receberá no dia 24, às 16h, a Feira de Artesanato “Mãos que Criam” com a participação de mais de 300 artesãos. Além de produtos artesanais, a feira terá gastronomia, show musical com a cantora Ana Cabral e grupo Fascínio, dança e poesia.

Como parte das homenagens aos artesãos, ainda serão realizadas duas oficinas gratuitas de artesanato: a de Estamparia Artesanal e a de Fibra e Madeira. As duas oficinas incluem orientações artísticas e de gestão sem custo.