A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019

07/12/2018 21:24

Transformada em livro, trajetória de Nelson Trad vai virar solidariedade

Em noite de lançamento da biografia, autor e família foram brindados por diversos amigos, autoridades e presenças ilustres.

Tatiana Marin
O livro Nelson Trad - Uma Vida Pra Valer foi lançado neste sexta-feira (7) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. (Foto: Paulo Francis)O livro "Nelson Trad - Uma Vida Pra Valer" foi lançado neste sexta-feira (7) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. (Foto: Paulo Francis)

Um livro é um legado de conhecimento. Uma biografia é a eternização de uma personalidade. Mas a trajetória de Nelson Trad contada pelo jornalista Oscar Ramos Gaspar é mais, vai virar solidariedade. A noite de lançamento do livro “Nelson Trad - Uma Vida Pra Valer”, nesta sexta-feira (7), foi repleta de amigos, presenças ilustres, demonstrações de admiração, afeto e respeito ao patriarca e seus familiares.

A família Trad sentiu o carinho e afeto dos presentes. (Foto: Paulo Francis)A família Trad sentiu o carinho e afeto dos presentes. (Foto: Paulo Francis)

Dona Therezinha Mandetta Trad demonstrou a fortaleza ora solicitada pelo marido. “Ele disse que quem ficasse precisava ter carinho pelos filhos. Estou cumprindo a missão com coragem de ser forte e amorosa. A saudade toma conta de um coração que muito amou”, disse a viúva que foi a principal fonte para a obra. Para ela, resgatar as memórias “foi triste e ao mesmo tempo alegre”.

Segundo o senador eleito Nelsinho Trad, o livro mostra como o pai era persistente em atingir seus objetivos, mas, acima de tudo foi “um pai exemplar, amigo dos filhos, companheiro de todas as horas, conselheiro”. O prefeito Marquinhos Trad ressaltou que “a lembrança de alguém que construiu com princípios e com exemplo a cidade deve ser referência para os mais jovens”.

O desembargador Carlos Stephanini, autor do prefácio do livro, deixou claro sua admiração pelo amigo Nelson Trad. (Foto: Paulo Francis)O desembargador Carlos Stephanini, autor do prefácio do livro, deixou claro sua admiração pelo amigo Nelson Trad. (Foto: Paulo Francis)

Entre os amigos de Nelson Trad, um dos mais íntimos, o desembargador Carlos Stephanini enalteceu os feitos do político emérito. Autor do prefácio da biografia, ele contou que conheceu Trad em janeiro de 1963. “Fui guiado por Deus, quando me guiou para Campo Grande e colocou Nelson Trad no meu caminho. Ele me ajudou, me deu as mão”, afirmou. Sobre o livro ele diz que “uma vida tão brilhante não pode ficar sem registro”.

Colega de longa data, o advogado Salomão Francisco do Amaral participou com Trad de muito momentos. “Fui líder estudantil junto com ele, nos formamos no mesmo ano. Este livro é correto e justo. Foi um excelente político, um excelente advogado, grande um amigo e um líder nato”, descreveu.

O ex-deputado Luizinho Tenório, que conheceu Nelson Trad através de Nelsinho, fez questão de participar da noite de autógrafos e veio de Cassilândia especialmente para o lançamento. “O doutor Nelson Trad era de uma inteligência excepcional além de tudo uma pessoa honrada”, opinou.

Em sua fala, Oscar Ramos Gaspar ressaltou a admiração pela figura de Nelson Trad. (Foto: Paulo Francis)Em sua fala, Oscar Ramos Gaspar ressaltou a admiração pela figura de Nelson Trad. (Foto: Paulo Francis)

Mais uma vez ressaltando a figura exemplar de Nelson Trad, o autor Oscar Ramos Gaspar espera a aprovação dos leitores. “Se correspondi minimamente, os senhores dirão”, disse ele.

Solidariedade - A verba advinda da venda do livro biografia “Nelson Trad - Uma Vida Pra Valer” será revertida para três instituições filantrópicas que estavam representadas durante o lançamento. As entidades que serão beneficiadas são o time infantil Los Angeles Futebol Club, Sirpha Lar dos Idosos e o Cotolengo Sul-Mato-Grossense.

As crianças integrantes do time Los Angeles Futebol Club e representantes da Sirpha Lar de Idosos e do Cotolengo Sul-Mato-Grossense estiveram presente. (Foto: Paulo Francis)As crianças integrantes do time Los Angeles Futebol Club e representantes da Sirpha Lar de Idosos e do Cotolengo Sul-Mato-Grossense estiveram presente. (Foto: Paulo Francis)

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.