ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Em Murtinho, fronteiriços se juntam em um só folclore durante festival

Paula Vitorino | 12/11/2011 09:00
Na cor verde, Touro Bandido dança junto com as paraguaias. (Foto: João Garrigó).
Na cor verde, Touro Bandido dança junto com as paraguaias. (Foto: João Garrigó).
Indígenas são homenageados na apresentação.
Indígenas são homenageados na apresentação.

Em meio as cores, sotaques e ritmos, Porto Murtinho se transforma em um grande palco folclórico na fronteira com o Paraguai. A cultura dos dois países se une para formar o Festival Internacional do município, que completa neste ano a 7ª edição.

O folclore paraguaio do Touro Candil é a grande atração, que em Porto Murtinho ganha dois candidatos ao posto de herdeiro. Os touros Bandido e Encantado travam uma disputa na arena para ganhar o título de legitima paternidade.

Nesta sexta-feira (11), foi a vez do Bandido mostrar sua tradição, na cor verde, para o público. Cerca de 60 pessoas, a maioria adolescentes, encenaram a prévia para a grande disputa que acontece no domingo (13).

No palco, os dançarinos contam a história do Touro e apresentam os elementos da cultura da fronteira em música, com ritmo paraguaio na maior parte, e encenação. A Nossa Senhora do Paraguai, Caacupê, é destaque no enredo e tem a reverência de todo o público.

Ainda são apresentados a espanhola, que aparece com a sedução ao Touro, e depois paraguaias, guaranis, africanos e indígenas dançam suas tradições.

A preparação para a apresentação começou 3 horas antes, com as pinturas nos corpos e os retoques nos figurinos. Para produzir a tribo indígena, os dançarinos foram tingidos com tinta vermelha misturada a creme hidratante.

O público fica divido, de um lado é verde – bandido, e do outro amarelo – encantado. Enquanto o Bandido desfila, os torcedores do lado amarelo permanecem sentados em meio a vibração do verde.

“Minha torcida é para o Bandido. Ele tem minha simpatia, é o melhor”, torce a estudante Calista Martinez, de 20 anos.

Mas em meio a rivalidade, o que vale para a maioria é mostrar o folclore e a mistura de culturas que é característica da fronteira.

“Aqui cerca de 50% dos moradores são paraguaios, como eu. Incorporamos muitas coisas de lá e eles também de nós, é uma mistura, é o folclore da região”, diz a funcionária pública Ana Carolina, de 21 anos, que faz parte da diretoria do Touro Encantado.

“Eu torço pro Bandido, mas o mais importante do Festival é manifestação cultural. As apresentações culturais, a integração com outros municípios e a valorização dos nossos jovens, da nossa cidade”, diz a funcionária pública Leila Abrão, de 39 anos.

O evento reúne atrações culturais de 30 municípios de Mato Grosso do Sul e da Bolívia, Argentina e Paraguai. Até segunda-feira Porto Murtinho será o palco das atrações regionais de dança, música e artesanato.

Confira a programação completa no site: http://www.portomurtinho.ms.gov.br.

Disputa - A dança e os figurinos apresentados nesta sexta são baseados na apresentação do ano passado, mas já contam pontos para a disputa.

No domingo o Bandido e Encantado apresentam coreografia inédita para disputar o título de vencedor.

Já o Touro Encantado mostra sua prévia neste sábado (12), a partir das 23h. Os dois touros também se revezam para a carreata pela cidade, hoje é a vez do Bandido.

Todas as apresentações contam pontos para o anúncio do grande vencedor, que será feito na segunda-feira (14). Os dois grupos ainda serão julgados por uma equipe de 15 convidados.

Nos siga no Google Notícias