ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Glória de Dourados recebe projetos de artes de universidade

Vinícius Squinelo | 15/09/2011 23:04

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Glória de Dourados tem possibilitado uma união interessante entre conhecimento e arte. Atualmente a unidade conta com atividades como o coral “Sopros de Vida”, uma iniciativa da gerente da Unidade, Letícia Pereira de Andrade; e outras atividades iniciadas pelos próprios alunos, como a formação de grupos de teatro e projetos de apresentações fílmicas (Cine/UEMS), provocando reflexões importantes.

Para Letícia, evidencia-se que “o espaço da universidade é um local de expressão e intercâmbio do conhecimento produzido pela humanidade nas suas mais diversas formas de tradução, anunciando que não cabe mais, no contexto histórico atual, concebermos hierarquias e lugares privilegiados para esta ou aquela cultura. O que conta são os ganhos que a diversidade oportuniza”, destacou.

Coral -O projeto do Coral, que se estende desde 2008, tem realizado apresentações nas aberturas dos eventos acadêmicos da Unidade e em projetos com a prefeitura de Glória. Atualmente, ele está sob a regência da profa. Cláudia Pereira Xavier e incorporou a participação de alunos dos dois novos cursos da Unidade, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira e Tecnologia em Agroecologia.

Vale lembrar que qualquer pessoa da comunidade pode participar do Coral, indo à unidade nas quintas e sextas-feiras às 18h. Atualmente o grupo está trabalhando músicas do Roupa Nova e tem apresentações marcadas para os dias 09, 20 e 21 de setembro, às 19h, na Unidade.

Cinema -Também como parte das atividades culturais da UEMS, em Glória, está o mais novo projeto: o Cine/UEMS, um evento de extensão que tem como objetivo oportunizar o acesso ao cinema à comunidade. Na primeira etapa do projeto, os filmes serão passados todas as sextas, de 9 de setembro a 28 de outubro, no auditório da Unidade.

A professora Letícia acredita que “a projeção de filmes no auditório da Unidade, com discussões dirigidas pelos acadêmicos da disciplina de estágio supervisionado do curso de Geografia, a UEMS fortalecerá um processo de democratização ao acesso à cultura em Glória de Dourados”.

Na primeira etapa do projeto, segundo Letícia, foram escolhidos filmes sem restrições de idade, para que os alunos das escolas do município pudessem assistir. “Os estagiários estão fazendo parcerias com as escolas municipais e estaduais de Glória e acreditamos que nossa clientela serão os adolescentes da cidade”, apontou. Para assistirem as sessões, a comunidade deve levar 1 kg de alimento não perecível.

Destaca-se o apoio do Cineclube UFGD que tem possibilitado a ação em Glória, emprestando os filmes para a Unidade.

Nos siga no Google Notícias