ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Teatro de rua envolve plateia com MP3 em espetáculo amanhã no calçadão da Barão

Paula Maciulevicius | 21/10/2011 19:59

A concentração está marcada em dois horários. Ao meio-dia e às 17h, no calçadão entre as ruas 14 de Julho e 13 de Maio

A história vai fazer o participantes reparar em detalhes que passam desapercebidos no cotidiano, garante diretor. (Foto: Pedro Peralta)
A história vai fazer o participantes reparar em detalhes que passam desapercebidos no cotidiano, garante diretor. (Foto: Pedro Peralta)

Intervenção urbana vai usar MP3 neste sábado no calçadão da Barão. O espetáculo “Caminhos”, da companhia de teatro carioca Enviezada vai reunir oito atores que prometem envolver o público com o uso da tecnologia.

A concentração está marcada em dois horários. Ao meio-dia e às 17h, no calçadão entre as ruas 14 de Julho e 13 de Maio.

No palco de um cotidiano de carros passando e pedestres a andar, o calçadão vai ganhar ainda mais vida neste sábado. 25 pessoas que já retiraram a senha hoje, vão receber um aparelho de MP3 e depois de apertar o play vão acompanhar e participar de toda apresentação.

O diretor da companhia Zé Alex, explica que essa é a primeira peça de rua produzida por eles e que foge daquilo de Arlequim, tambores, de ser feito em uma praça.

A peça é uma intervenção urbana, composta de uma apresentação itinerante. Através do áudio do MP3 os participantes vão sentir como se a narrativa fosse da voz da própria consciência.

“Ele vai ficar alheio a tudo que acontece. É uma intervenção silenciosa, quem está de fora nem percebe, só está vendo os atores e acaba fazendo parte também sem perceber”, explica Zé Alex.

A peça, esta abaixo no vídeo, foi encenada em abril, Curitiba no Paraná. Depois disso a companhia já se apresentou no Festival de Teatro Três Rios, agora em Campo Grande e a próxima apresentação será em Barra Mansa.

Em 45 minutos de encenação envolvendo diálogos e trilha sonora, o público vai acompanhando o ritmo dos atores, que serão sinalizados através de bandeiras nas cores verde, amarelo e vermelho, indicando quando se deve andar, ter atenção ou parar.

A história vai fazer o participantes reparar em detalhes que passam desapercebidos no cotidiano.

“O MP3 representa a solidão de cada um, às vezes a pessoa passa 20 vezes nessa e teoricamente já viu tudo, mas vai experimentar outro ponto de vista e depois vai dizer que nunca mais vai passar nessa rua do mesmo jeito”, ressalta Zé Alex.

O teatro de rua não é a característica da companhia de teatro Enviezada, mas o grupo resolveu fazer o que todo mundo faz, mas de forma diferente.

O áudio exibido nas apresentações anteriores é o mesmo que será usado neste sábado, assim como as cenas e as sequências, o que muda são as características de cada local.

“Por isso é preciso estar atendo o tempo todo, a rua é diferente, aquele homem bebâdo é diferente a velhinha que passa com a sacola na mão”, completa o diretor.

A apresentação será realizada neste sábado ao meio-dia e às 17h, no calçadão da Barão do Rio Branco entre as ruas 14 de Julho e 13 de Maio. A peça “Caminhos - Uma Intervenção Urbana” faz parte do Festcamp (Festival Nacional de Teatro de Campo Grande) que está em sua quinta edição e segue até esse domingo, dia 23.

Nos siga no Google Notícias